O que dizem os estudantes sobre gênero não-binário: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15680

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Gênero não-binário, Academia

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da subcategoria de gênero não-binário, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que ambos os ex-estudantes das duas universidades dizem ter conhecimento do conceito de gênero não-binário, embora os participantes na UMa apresentem resultados superiores. Tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de gênero não-binário e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Utilizam expressões idênticas quando fazem considerações valorativas sobre este conceito. No entanto verifica-se maior envolvimento dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão deste tema. Os participantes da UMa a afirmam que raramente participam em ações sobre o tema. Também se observa que a maioria dos ex-estudantes da UFS têm uma forte consciência dos constrangimentos que a vivência do conceito de gênero não-binário apresenta.

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Biografia do Autor

José Paulo Gomes Brazão, Universidade da Madeira (UMA), Funchal – Portugal

Professor e Investigador sénior na área científica de Inovação Pedagógica. Membro Associado do Centro de Investigação em Educação.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Departamento de Educação. Doutorado em Sociologia (UFS).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

BRAZÃO, J. P. G.; DIAS, A. F. O que dizem os estudantes sobre gênero não-binário: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2886–2909, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15680. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15680. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos