Reforma do estado brasileiro e a expansão da educação a distância no Brasil (1996-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11503

Palavras-chave:

Políticas públicas, EaD, Reforma do Estado, Ensino superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas para a Educação Superior a Distância no Brasil no atual contexto socioeconômico, com recorte temporal de 1996 a 2016. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. As transformações no cenário nacional, no que tange às exigências e interferências dos organismos internacionais na reforma do Estado brasileiro, refletem na expansão desta modalidade no ensino a partir da LDBEN (lei nº 9.394/96). Viu-se que o campo da Educação Superior no Brasil se transformou com aumento significativo na expansão e consequentemente ao acesso a esse nível de ensino, resultado da adoção de políticas direcionadas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, indispensável no processo de democratização da educação.

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Biografia do Autor

Stela Galbardi de Resende, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação. É Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing (2014); e Controladoria e Finanças (2012) pela FACULDADE ASTORGA. Possui Graduação em Administração de Empresas pela FECEA / UNESPAR (2009). Atualmente é Professora nos Cursos de Administração e Pedagogia da FAAST, onde está como Procuradora/Pesquisadora Institucional e Representante da Coordenação do PROUNI. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara - (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educacão, educação a distância, ensino superior. Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Estadual de Maringá. Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB na gestão 2012-2015.

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Publicado

02/01/2019

Como Citar

GALBARDI DE RESENDE, S.; FURLAN COSTA, M. L. Reforma do estado brasileiro e a expansão da educação a distância no Brasil (1996-2016). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 31–48, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11503. Acesso em: 21 dez. 2024.

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