Reforma do estado brasileiro e a expansão da educação a distância no Brasil (1996-2016)

Stela Galbardi de Resende, Maria Luisa Furlan Costa

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas para a Educação Superior a Distância no Brasil no atual contexto socioeconômico, com recorte temporal de 1996 a 2016. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. As transformações no cenário nacional, no que tange às exigências e interferências dos organismos internacionais na reforma do Estado brasileiro, refletem na expansão desta modalidade no ensino a partir da LDBEN (lei nº 9.394/96). Viu-se que o campo da Educação Superior no Brasil se transformou com aumento significativo na expansão e consequentemente ao acesso a esse nível de ensino, resultado da adoção de políticas direcionadas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, indispensável no processo de democratização da educação.


Palavras-chave


Políticas públicas; EaD; Reforma do Estado; Ensino superior.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11503



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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