A mercoaprendizagem das EdTechs na educação brasileira a partir dos impactos da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15230

Palavras-chave:

Covid-19, Mercoaprendizagem, EdTech

Resumo

O texto busca discutir os impactos da pandemia da Covid-19 no setor educacional considerando o aprofundamento da mercoaprendizagem. A educação remota surge como solução dos governos para reduzir as consequências da suspensão das aulas. A utilização desses recursos de modo centralizado expressa os interesses do mercado da aprendizagem, uma vez que a financeirização da educação é aprofundada a partir da compra de pacotes de empresas de EdTechs pelo setor público. Constata-se que setores empresariais vinculados a algumas esferas da educação, sobretudo da educação a distância por meio de venda de recursos tecnológicos e com atuação de EdTechs buscam efetivar a mercoaprendizagem de modo oportunista e sem considerar o futuro da educação pública estatal e dos estudantes das camadas populares.

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Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral – CE – Brasil

Professor do Departamento de Educação. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista Produtividade em Pesquisa (FUNCAP).

Stephanie Barros Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ciro Mesquita de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

DE PAULA, A. S. do N.; ARAÚJO, S. B.; OLIVEIRA, C. M. de. A mercoaprendizagem das EdTechs na educação brasileira a partir dos impactos da pandemia da Covid-19. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022001, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15230. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15230. Acesso em: 14 dez. 2024.

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