A contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12443

Palavras-chave:

Gestão democrática, Administração burocrática, Escola, Estado da arte.

Resumo

O referido trabalho busca empreender uma análise acerca da problemática da gestão educacional buscando desvelar o atual cenário do debate sobre a contradição entre gestão democrática e administração burocrática da escola. Para o trato metodológico utilizou-se análise de conteúdo. Em acréscimo, será a partir da pesquisa bibliográfica que foi constituído um estado da arte que buscar-se-á situar em que patamar o debate acadêmico estar tratando a temática pesquisada. Constatou-se, que o tema gestão educacional e seus apontamentos não se opõem à noção de democracia da forma de administrar uma escola, visto que o conceito de administração utilizado no conteúdo dos artigos analisados, consideram que administração configura-se como a utilização racional dos recursos para realizar seus fins, no tocante esses fins configuram-se como o processo pedagógico, isto é, o ensino e a aprendizagem.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Pesquisa do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará – (UECE), Fortaleza – CE – Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri – (URCA), Crato – CE – Brasil

Professo do Departamento de Ciências Biológicas

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Publicado

09/05/2019

Como Citar

de Paula, A. S. do N., Costa, F. J. F., & Lima, K. R. R. (2019). A contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 23(2), 388–400. https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12443

Edição

Seção

Artigos