A contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Frederico Jorge Ferreira Costa, Kátia Regina Rodrigues Lima

Resumo


O referido trabalho busca empreender uma análise acerca da problemática da gestão educacional buscando desvelar o atual cenário do debate sobre a contradição entre gestão democrática e administração burocrática da escola. Para o trato metodológico utilizou-se análise de conteúdo. Em acréscimo, será a partir da pesquisa bibliográfica que foi constituído um estado da arte que buscar-se-á situar em que patamar o debate acadêmico estar tratando a temática pesquisada. Constatou-se, que o tema gestão educacional e seus apontamentos não se opõem à noção de democracia da forma de administrar uma escola, visto que o conceito de administração utilizado no conteúdo dos artigos analisados, consideram que administração configura-se como a utilização racional dos recursos para realizar seus fins, no tocante esses fins configuram-se como o processo pedagógico, isto é, o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave


Gestão democrática; Administração burocrática; Escola; Estado da arte.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12443



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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