Educação escolar e gestão democrática do ensino: perspectivas

Autores

  • Máximo Augusto Campos Masson Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj)
  • Maria Teresa Vianna Van Acker Universidade Paulista (Unip)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10785

Palavras-chave:

Gestão democrática. Gestão democrática do ensino. Legislação brasileira sobre educação. Fracasso escolar.

Resumo

O artigo discute a gestão do ensino a partir do debate sobre a gestão democrática de instituições sociais, em particular, a escola. Reflete sobre as mudanças ocorridas na escola em função da presença de novos alunos, pertencentes às classes subalternas e a possibilidade da gestão democrática do ensino ser um instrumento importante para a superação do fracasso escolar. Discute aspectos da legislação brasileira sobre o tema e as possibilidades decorrentes do crescimento do conservadorismo político se opor a iniciativas a gestão democrática do ensino.

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Biografia do Autor

Máximo Augusto Campos Masson, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj)

Professor Associado da UFRJ

Maria Teresa Vianna Van Acker, Universidade Paulista (Unip)

Docente

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Publicado

01/01/2018

Como Citar

MASSON, M. A. C.; VAN ACKER, M. T. V. Educação escolar e gestão democrática do ensino: perspectivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 84–104, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10785. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10785. Acesso em: 22 dez. 2024.

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