Inovações metodológicas na formação inicial e permanente de professores
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15313Palavras-chave:
Inovações metodológicas, Prática pedagógica, Teoria e práticaResumo
O presente estudo mostra registros que os professores fazem sobre suas práticas, vivências diante do impacto das mudanças na política educacional. O interesse por refletir sobre o ideário dos docentes iniciou a partir de uma nova práxis em que um dos entraves da aprendizagem dos alunos está relacionado aos precários conhecimentos acadêmicos do professor, com discrepâncias entre teoria e prática, visto que a teoria é importante, mas sozinha é insuficiente para a sala de aula. O objetivo do estudo foi investigar, através da literatura, a necessidade de alinhamento entre teoria e prática. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados incluíram revisão da literatura, observação in loco e entrevistas semiestruturadas aos docentes. As informações coletadas foram analisadas qualitativamente, sob a ótica dos autores que orientaram a fundamentação teórica. Concluiu-se que compete ao educador perceber características do discente e sua interação com o ambiente.
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