Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica

Contribuições de pesquisas com intervenção do mestrado profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.16709

Palavras-chave:

Formação docente, Prática pedagógica, Pesquisa com intervenção

Resumo

O sentimento de religação de diferentes contextos do planeta, vivenciado durante o período pandêmico, delegou à área educacional a tarefa de se autotransformar. Considerando a relevância de iniciativas propostas na interface do Ensino Superior com a Educação Básica para esse processo, este artigo sistematizou resultados de pesquisas com intervenção que evidenciam o potencial da formação docente para a metamorfose da prática pedagógica. Tendo como opção a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa, foram analisadas quatro pesquisas com intervenção vinculadas ao Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Entre os resultados, destaca-se que nos objetivos gerais das quatro pesquisas evidencia-se a relação entre formação docente e metamorfose da prática pedagógica, enquanto os resultados exemplificam esse processo com o planejamento do ensino articulado a demandas locais e globais e a ampliação de atividades práticas com convergência entre o pensamento e a ação.

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Biografia do Autor

Aline Lima da Rocha Almeida, Secretaria Municipal de Educação (SME), Caçador – SC – Brasil

Professora da Educação Básica.

Marli Horn , Secretaria Municipal de Educação (SME), União da Vitória – PR – Brasil

Professora da Educação Básica.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP.

Saturnino de la Torre, Universidade Barcelona (UB), Barcelona – Catalunha – Espanha

Professor emérito.

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Publicado

29/03/2023

Como Citar

ALMEIDA, A. L. da R.; HORN , M.; ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica: Contribuições de pesquisas com intervenção do mestrado profissional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.16709. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16709. Acesso em: 27 fev. 2024.

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