A formação docente em perspectivas
Representações sociais de professores sobre o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE-PR)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15917Palavras-chave:
Professores, Formação, PDE-PR, Representações sociaisResumo
Este trabalho, resultado de uma pesquisa maior cujo tema é o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE-PR), tem por objetivo realizar uma análise interpretativa dialógica das representações sociais de professores. Temos como aporte teórico os estudos sobre a Teoria das Representações Sociais, nomeadamente nas ponderações de Moscovici (2011, 2012, 2015) e Jodelet (2001, 2011). O que tratamos aqui é resultado de uma pesquisa com a participação de 50 professores/pedagogos. Como resultado, inferimos que esses professores-participantes concebem esse programa (PDE-PR) como oportunidade para capacitação, aprendizado, conhecimento, estudo e formação. Consideram ainda que esse proporciona valorização profissional, por meio da progressão na carreira docente. Ao analisarmos quanto o PDE-PR contribui para o desenvolvimento profissional docente, constatamos elementos que revelam o caráter de sociabilidade e de racionalidade.
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