Coordenação pedagógica no âmbito da política nacional de formação de professores (2007-2016): a experiência do Programa Nacional Escola de Gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15202

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação de professores, Política educacional, Programa Nacional Escola de Gestores

Resumo

Este artigo analisa a identidade e o trabalho do coordenador pedagógico (CP) na gestão cotidiana das escolas, a partir do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto. O CP tem um papel fundamental na organização e gestão da escola. Por ser considerado um formador de formadores, seu trabalho é decisivo para que esse processo se efetive, além de fortalecer a equipe gestora. Os dados que subsidiam a discussão advêm da codificação de 273 Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos cursistas durante a vigência do Programa. As análises revelam que os cursistas compreenderam e problematizaram as questões relativas à gestão escolar e sua atuação, associadas à identidade da profissão. O artigo também denuncia o desmonte da Política Nacional de Formação de Professores e, consequentemente, a interrupção do PNEG, a partir do golpe parlamentar de 2016.

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Biografia do Autor

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Jianne Ines Fialho Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Coordenação pedagógica no âmbito da política nacional de formação de professores (2007-2016): a experiência do Programa Nacional Escola de Gestores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2117–2131, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15202. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15202. Acesso em: 24 maio. 2022.