Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica

Contribuições de pesquisas com intervenção do mestrado profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.16709

Palavras-chave:

Formação docente, Prática pedagógica, Pesquisa com intervenção

Resumo

O sentimento de religação de diferentes contextos do planeta, vivenciado durante o período pandêmico, delegou à área educacional a tarefa de se autotransformar. Considerando a relevância de iniciativas propostas na interface do Ensino Superior com a Educação Básica para esse processo, este artigo sistematizou resultados de pesquisas com intervenção que evidenciam o potencial da formação docente para a metamorfose da prática pedagógica. Tendo como opção a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa, foram analisadas quatro pesquisas com intervenção vinculadas ao Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Entre os resultados, destaca-se que nos objetivos gerais das quatro pesquisas evidencia-se a relação entre formação docente e metamorfose da prática pedagógica, enquanto os resultados exemplificam esse processo com o planejamento do ensino articulado a demandas locais e globais e a ampliação de atividades práticas com convergência entre o pensamento e a ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lima da Rocha Almeida, Secretaria Municipal de Educação (SME), Caçador – SC – Brasil

Professora da Educação Básica.

Marli Horn , Secretaria Municipal de Educação (SME), União da Vitória – PR – Brasil

Professora da Educação Básica.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB/UNIARP.

Saturnino de la Torre, Universidade Barcelona (UB), Barcelona – Catalunha – Espanha

Professor emérito.

Referências

ALMEIDA, A. L. R. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, 2018.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742. Acesso em: 13 out. 2019.

DAL’BÓ, R. G. Formação docente tecida colaborativamente para cocriação de práticas pedagógicas inclusivas. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, 2021.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2019.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Paraná, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. ISSN: 1518-3483. Disponível em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 16 nov. 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HORN, M. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na Educação Básica de União da Vitória/PR. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, 2021.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: Uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

LUPPI, M. A. R.; BEHRENS, M. A.; SÁ, R. A. A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo. Educação, Santa Maria, RS, v. 46, n.1, p. e17/ 1-27, 2021. DOI: 10.5902/1984644440066. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40066. Acesso em: 15 set. 2021.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2011.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução: Maria Alice Sampaio Dória. 18. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2019.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133. out./dez. 2017. DOI: 10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 44, n. 3, e 84910, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf Acesso em: 14 abr. 2021.

PETARNELLA, L.; SILVEIRA, A. Programas de Mestrado Profissional em Educação e a intervenção na prática da ação, Dialogia, São Paulo, n. 22, p. 243-262, 2015. DOI: 10.5585/Dialogia.n22.5600. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=5600. Acesso em: 13 jul. 2019.

RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

SILVA, A. T. R. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, SP, n.18, p. 95-104, jul./dez. 2008. DOI: 10.5380/dma.v18i0.13428. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/13428. Acesso em: 17 ago. 2021.

TORRE, S. O poder da palavra: significado e alcance da linguagem transdisciplinar e ecoformadora. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008. p. 113-140.

TORRE, S.; ZWIEREWICZ, M. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, p. 153-176, 2009.

TORRE, S.; ZWIEREWICZ, M. Projetos Criativos Ecoformadores - PCE: uma via metodológica para o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação na educação. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. (org.). Escolas criativas: reflexões, estratégias e ações com Projetos Criativos Ecoformadores. Caçador, SC, Ediuniarp, 2022. p. 228-247.

TORRE, S.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar: criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011.

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP. Relatório de Avaliação do Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB. Caçador, SC: UNIARP,2019.

ZANOL, A. G. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: das demandas de docentes do Ensino Fundamental à Agenda 2030 Para O Desenvolvimento Sustentável. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, 2021.

ZIELINSKI, H. C. Indicadores de práticas transdiciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no programa de formação-ação em Escolas Criativas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, 2019.

ZWIEREWICZ, M. Seminário de Pesquisa e Intervenção I. Florianópolis: IFSC, 2014.

ZWIEREWICZ, M. et al. Pedagogia ecossistêmica, transdisciplinaridade e ecoformação na gestão da Educação Básica: uma iniciativa da Secretaria de Educação de Paulo Lopes. In: SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS, 3., 2017, Palmas. Anais [...]. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2017. Tema: Educação transdisciplinar: Escolas criativas e transformadoras.

ZWIEREWICZ, M.; ZANOL, A. G.; HORN, M. Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional. Revista Devir Educação, Lavras, MG, v. 4, n. 2, p.232-250 jul./dez., 2020. DOI: 10.30905/ded.v4i2.319. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319. Acesso em: 17 dez. 2021.

Publicado

29/03/2023

Como Citar

ALMEIDA, A. L. da R.; HORN , M.; ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica: Contribuições de pesquisas com intervenção do mestrado profissional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.16709. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16709. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.