PAR

Um instrumento da reforma do aparelho do Estado na área da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.18018

Palavras-chave:

Plano de Ações Articuladas, PAR, Reforma do Aparelho do Estado, PNE, Gestão da Educação

Resumo

O texto mapeou a produção científica sobre o PAR e seus resultados, entre 2008 a 2021. O PAR é um instrumento de gestão criado em 2007 para dar conta da implementação do PDE. A amostra foi de 56 publicações. Como método, utilizou-se a análise documental estratificada, que revelassem os propósitos previstos pelo instrumento de gestão do MEC. Constatou-se uma média de quatro artigos por ano, sendo o maior número no estrato A1. Encontraram-se críticas e pontos positivos ao PAR. A crítica predominante tende a desconsiderar as especificidades locais. Duas constatações foram mais frequentes: i) sobre o desafio na efetivação da gestão democrática; ii) que os municípios tendem a assumir a gestão com características dos modelos gerencial, democrático-participativo ou uma síntese de ambos, a depender dos interesses e da cultura organizacional do contexto. Como aspecto positivo, verifica-se que as transferências intergovernamentais auxiliam no equilíbrio dos gastos ao nível local.

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Biografia do Autor

Magna Lenise Flores da Mota Ayres , Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Ensino Superior, Ciências Contábeis.

Regina Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Ensino Superior, Ciências Contábeis. Bolsista da Fapemig.

Remi Castioni , Universidade de Brasília

Professor Titular – PGE.

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Publicado

22/01/2024

Como Citar

AYRES , M. L. F. da M.; SANTOS, R. G. dos; CASTIONI , R. PAR: Um instrumento da reforma do aparelho do Estado na área da Educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023004, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018. Acesso em: 21 dez. 2024.