Gestão e avaliação escolar

Os desafios do gestor escolar na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17228

Palavras-chave:

Gestão, Avaliação, Liderança, Escola

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar os principais desafios que os gestores escolares encontram na sua trajetória profissional. As pesquisas sobre o tema da Gestão e Avaliação institucional aumentaram e se concentraram na análise do líder como pessoa e em funções e tarefas de liderança. A justificativa e relevância para este estudo estão na ação de influenciar que a gestão escolar tem tido historicamente relacionada com o papel e as funções de sua equipe na unidade educacional que atua. Quais são as estruturas e estratégias de capacitação e qualificação de gestores, para que eles possam superar os constantes desafios no âmbito da gestão utilizando a avaliação institucional como ferramenta de melhor eficácia na gestão escolar? O artigo é uma revisão sistemática. Este estudo procurou demonstrar que a liderança exercida pelos gestores é fundamental e pode ter um impacto positivo nos resultados de aprendizagem de educandos, tendo em vista os desafios encontrados na gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Diego de Oliveira, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) (ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Coordenador pedagógico e Professor - Colégio Internacional Radial/SP. Pós-graduação em Gestão Escolar pelo PECEGE/USP.

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) (ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutorado em Educação Escolar (FCLAr/UNESP). Editor na Editora Ibero-Americana de Educação.

Referências

AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. São Paulo: Cortez, 2002.

BARRETTOO, E. S. S.; NOVAES, G. T. F. Avaliação institucional na educação básica: Retrospectiva e questionamentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 314-345, maio/ago. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3839. Acesso em: 8 ago. 2021.

BIZOL, K. M. F.; LUZ, A. O papel do gestor na unidade escolar: Desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Curso (Especialista em Educação) – Instituto Federal Catarinense, Abelardo Luz, Santa Catarina, 2018. Disponível em: http://abelardoluz.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2019/02/TC-Katia.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

BOLÍVAR, A. et al. Liderança nas instituições educativas. Uma revisão de linhas de investigação. Revista Fuentes, v. 14, p. 15-60. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261799041_Liderazgo_en_las_instituciones_educativas_Una_revision_de_lineas_de_investigacion. Acesso em: 12 out. 2021.

BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. Â. S. (org.). Gestão da educação: Impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.

GRAY, D. E. Pesquisa no Mundo Real. Porto Alegre: Penso. 2012.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, Calif: Sage Publications, 1989.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação)

MENEZES-FILHO, N. et al. A Qualidade da Educação no Brasil. Washington, DC: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2011.

OCDE. Liderança para o Aprendizagem do Século XXI, Pesquisa Educacional e Inovação. Washington DC: OECD Publishing, 2013.

PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Melhorando a Liderança Escolar. Paris: OCDE, 2008.

ROBINSON, V.; HOHEPA, M.; LLOYD, C. Liderança Escolar e Resultados de Estudantes: Identificando o que funciona e por quê. Wellington: Ministério da Educação. 2011.

SOUSA, C. P. Dimensões da avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 22, p. 101-118, jul./dez. 2000. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2218. Acesso em: 14 set. 2021.

VIANNA, H. M. Avaliações em Debate: SAEB, ENEM, Provão. Brasília, DF: Plano, 2003.

WELCH, A. Pisa Performance e Australian Education: Mitos e Realidades. Revista Española de Educação Comparada, v. 18, p. 89-124, 2011. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/161905. Acesso em: 23 jul. 2021.

ZANDERIGO, T.; DOWD, E.; TURNER, S. Entregando transparência escolar na Austrália: Relatórios nacionais através da minha escola, artistas fortes e reformadores bem-sucedidos na educação. OECD Publishing, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264175884-en

Publicado

30/09/2022

Como Citar

OLIVEIRA, M. D. de; SANTOS CRUZ, J. A. Gestão e avaliação escolar: Os desafios do gestor escolar na atualidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022139, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17228. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17228. Acesso em: 27 nov. 2022.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.