Condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística (da experiência histórica até os dias atuais)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16006

Palavras-chave:

Competências culturais e criativas, Criação artística, Concursos de desenho infantil, Exposições de desenho infantil retro-moderno

Resumo

A relevância do tema estudado se deve ao problema da humanização e humanitarização da educação moderna. O objetivo do estudo é determinar as condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística comprovado pela experiência histórica da educação e da educação artística russa, bem como avaliar sua importância prática para a escolarização na contemporaneidade na perspectiva da pedagogia da arte moderna. O problema é examinado com base no exemplo de concursos criativos de alunos e projetos educacionais e expositivos (casos) de 1997-2020 focados no desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística e na percepção das exposições apresentadas. trabalhos criativos dos alunos lado a lado com trabalhos do mesmo tema de autores de diferentes gerações. Em conclusão, são identificadas as condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Fomina, Institute of Art Education and Cultural Studies of the Russian Academy of Education, Moscow – Russia

Doctor of Education.

Referências

AKISHINA E.; SEVRYUKOVA, N. Decorative Effect in the Solution of Children's Drawings on Historical Topics (Efecto decorativo en la solución de dibujos infantiles sobre temas históricos). Utopía Y Praxis Latinoamericana, v. 25, n. esp. 5, p. 22-30, 2020.

BARTENEV, I. A. Prepodavanie obshcheobrazovatelnyKh predmetov i istorii iskusstv v Akademii Khudozhestv v XVIII i pervoi polovine XIX veka [General education subjects and art history at the Academy of Arts in the 18th and the first half of the 19th century]. Voprosy khudozhestvennogo obrazovaniia. Iss.7: Materialy po istorii russkoi i sovetskoi khudozhestvennoi shkoly (pervaia polovina XIX v.). Leningrad, 1973. p. 83-95.

BYKOVA, V. P. Zapiski staroi smolianki [Notes of an old Smalny maiden.]. Saint Petersburg: E. Evdokimov Printing House, 1898.

FOKHT-BABUSHKIN, IU. U. Iskusstvo i dukhovnyi mir cheloveka (ob osobennostiakh vozdeistviia iskusstva na lichnost) [Art and the spiritual world of a person (on the peculiarities of the impact of art on the personality)]. Moscow: Znanie, 1982.

FOMINA, N. N. Konkursy i vystavki izobrazitelnogo tvorchestva detei v kontekste khudozhestvennoi kultury: istoriia, aktualnye problemy, perspektivy [Contests and exhibitions of children’s fine art in the context of art culture: history, current problems, and prospects.]. Moscow: “Muzyka”, 2018.

FOMINA, N. N. Vserossiiskii konkurs detskogo risunka “Tulskii kreml – gordost Rossii” [All-Russian children’s drawing contest “The Tula Kremlin – the Pride of Russia”]. Iskusstvo v shkole, v. 5, p. 26-32, 2020a.

FOMINA, N. N. Detskii risunok kak predmet nauchnogo issledovaniia i eksponirovaniia v istoricheskikh, khudozhestvennykh i uchebnykh muzeiakh [Children’s drawing as a subject of scientific research and exhibition in historical, art and educational museums]. Network electronic scientific journal “Pedagogy of Art”. v. 2, p. 118-124, 2020b. DOI: 10.34897/IAECS.2020.2.62557

FOMINA, N. N. et al. Moskva v risunkakh detei XX veka. 850-letiiu goroda Moskvy posviashchaetsia. Katalog. [Moscow in the drawings of children of the 20th century. Dedicated to the 850th Anniversary of Moscow. Catalog]. Moscow: The Pushkin State Museum of Fine Arts, 1997.

FOMINA, N.N. et al. Chitaia Pushkina. Katalog mezhdunarodnoi vystavki detskogo risunka, posviashchennoi 200-letiiu A.S. Pushkina. [Reading Pushkin. Catalog of the international exhibition of children’s drawings devoted to the 200th anniversary of Alexander Pushkin]. Moscow: Alteks, 1999.

FRANK, S. L. Etika nigilizma [The ethics of nihilism]. In: Vekhi. iz glubiny. Moscow: “Pravda” Publishing House, 1991.

IORDAN, F. I. Zapiski rektora i professora Akademii khudozhestv. [Notes of the rector and professor of the Academy of Arts]. Moscow, 1918.

IUNGE, E. F. Vospominaniia (1843-1860) [Memories (1843-1860)]. Moscow: Sfinks, 1914.

IUROVSKAIA, E. P. Problema zhenskogo obrazovaniia v Rossii v XVIII v. i pedagogicheskie idei Dzh. Lokka [The problem of women’s education in Russia in the 18th century and the pedagogical ideas of J. Locke]. In: Russkaia kultura i mir. Nizhny Novgorod, 1993. p. 134-136.

KOPTSEVA, T.; FOMINA, N. Festival and Competition Movement as A Form of Development of Teacher’s and Student’s Dialogical Thinking. Propósitos y Representaciones, v. 8, n. esp. 3, e776, 2020. DOI: 10.20511/pyr2020.v8nSPE3.776

KOPTSEVA, T. A. Diagnosticheskii instrumentarii otsenki uchebnyh dostizhenii uchashchikhsia: osobennosti analiza risunkov detei i podrostkov [Diagnostic instruments for assessing students’ academic performance: the specifics of analyzing drawings of children and adolescents]. Network electronic scientific journal “Pedagogy of Art”, v. 1, p. 143-150, 2020. Disponível em: http://www.art-education.ru/sites/default/files/journal_pdf/kopceva_143-150.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.

KOPTSEVA, T. A. Prostranstvo v detskom risunke. Na materiale konkursa detskogo risunka “Tulskii kreml – gordost Rossii” [Space in children’s drawing. On the material of the children’s drawing contest “The Tula Kremlin – the Pride of Russia”]. Iskusstvo v shkole, v. 5, p. 32-37, 2020.

LISOVSKII, V. G. Akademiia khudozhestv. [Academy of Arts]. Leningrad: Lenizdat, 1982.

MOLEVA, N. M.; BELIUTIN, E. M. Russkaia khudozhestvennaia shkola pervoi poloviny XIX veka. [Russian art school of the first half of the 19th century]. Moscow: Iskusstvo, 1963.

NEKRASOV, S. M. Litseiskaia lira. Litsei v tvorchestve ego vospitannikov [The Lyceum Lyric. The Lyceum in the works of its students]. Moscow: Vita Nova, 2007.

OZERSKAIA, F. S. Zhenskoe obrazovanie v XVIII v. [Women’s education in the 18th century]. In: Ocherki istorii shkoly i pedagogicheskoi mysli narodov SSSR. XVIII v. - pervaia polovina XIX v. Moscow, 1973. cap. 7, p. 133-142.

PAVLOVA, S. V. Imperatorskii Aleksandrovskii (byvshii Tsarskoselskii) Litsei. [The Imperial Alexander (former Tsarskoye Selo) Luceum]. Paritet, 2002.

RUDENSKAIA, S. D. Tsarskoselskii – Aleksandrovskii litsei [Tsarskoye Selo – Alexander Lyceum]. Saint Petersburg, 1999.

ZHIDKOV, V. S.; SOKOLOV K. B. Desiat vekov rossiiskoi mentalnosti [Ten centuries of Russian mentality]. Saint Petersburg: Aleteiia, 2001.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

FOMINA, N. Condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística (da experiência histórica até os dias atuais). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 3181–3201, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.16006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16006. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos