Condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística (da experiência histórica até os dias atuais)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16006Palavras-chave:
Competências culturais e criativas, Criação artística, Concursos de desenho infantil, Exposições de desenho infantil retro-modernoResumo
A relevância do tema estudado se deve ao problema da humanização e humanitarização da educação moderna. O objetivo do estudo é determinar as condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística comprovado pela experiência histórica da educação e da educação artística russa, bem como avaliar sua importância prática para a escolarização na contemporaneidade na perspectiva da pedagogia da arte moderna. O problema é examinado com base no exemplo de concursos criativos de alunos e projetos educacionais e expositivos (casos) de 1997-2020 focados no desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística e na percepção das exposições apresentadas. trabalhos criativos dos alunos lado a lado com trabalhos do mesmo tema de autores de diferentes gerações. Em conclusão, são identificadas as condições para o desenvolvimento das competências culturais e cultural-criativas dos alunos no processo de criação artística.
Downloads
Referências
AKISHINA E.; SEVRYUKOVA, N. Decorative Effect in the Solution of Children's Drawings on Historical Topics (Efecto decorativo en la solución de dibujos infantiles sobre temas históricos). Utopía Y Praxis Latinoamericana, v. 25, n. esp. 5, p. 22-30, 2020.
BARTENEV, I. A. Prepodavanie obshcheobrazovatelnyKh predmetov i istorii iskusstv v Akademii Khudozhestv v XVIII i pervoi polovine XIX veka [General education subjects and art history at the Academy of Arts in the 18th and the first half of the 19th century]. Voprosy khudozhestvennogo obrazovaniia. Iss.7: Materialy po istorii russkoi i sovetskoi khudozhestvennoi shkoly (pervaia polovina XIX v.). Leningrad, 1973. p. 83-95.
BYKOVA, V. P. Zapiski staroi smolianki [Notes of an old Smalny maiden.]. Saint Petersburg: E. Evdokimov Printing House, 1898.
FOKHT-BABUSHKIN, IU. U. Iskusstvo i dukhovnyi mir cheloveka (ob osobennostiakh vozdeistviia iskusstva na lichnost) [Art and the spiritual world of a person (on the peculiarities of the impact of art on the personality)]. Moscow: Znanie, 1982.
FOMINA, N. N. Konkursy i vystavki izobrazitelnogo tvorchestva detei v kontekste khudozhestvennoi kultury: istoriia, aktualnye problemy, perspektivy [Contests and exhibitions of children’s fine art in the context of art culture: history, current problems, and prospects.]. Moscow: “Muzyka”, 2018.
FOMINA, N. N. Vserossiiskii konkurs detskogo risunka “Tulskii kreml – gordost Rossii” [All-Russian children’s drawing contest “The Tula Kremlin – the Pride of Russia”]. Iskusstvo v shkole, v. 5, p. 26-32, 2020a.
FOMINA, N. N. Detskii risunok kak predmet nauchnogo issledovaniia i eksponirovaniia v istoricheskikh, khudozhestvennykh i uchebnykh muzeiakh [Children’s drawing as a subject of scientific research and exhibition in historical, art and educational museums]. Network electronic scientific journal “Pedagogy of Art”. v. 2, p. 118-124, 2020b. DOI: 10.34897/IAECS.2020.2.62557
FOMINA, N. N. et al. Moskva v risunkakh detei XX veka. 850-letiiu goroda Moskvy posviashchaetsia. Katalog. [Moscow in the drawings of children of the 20th century. Dedicated to the 850th Anniversary of Moscow. Catalog]. Moscow: The Pushkin State Museum of Fine Arts, 1997.
FOMINA, N.N. et al. Chitaia Pushkina. Katalog mezhdunarodnoi vystavki detskogo risunka, posviashchennoi 200-letiiu A.S. Pushkina. [Reading Pushkin. Catalog of the international exhibition of children’s drawings devoted to the 200th anniversary of Alexander Pushkin]. Moscow: Alteks, 1999.
FRANK, S. L. Etika nigilizma [The ethics of nihilism]. In: Vekhi. iz glubiny. Moscow: “Pravda” Publishing House, 1991.
IORDAN, F. I. Zapiski rektora i professora Akademii khudozhestv. [Notes of the rector and professor of the Academy of Arts]. Moscow, 1918.
IUNGE, E. F. Vospominaniia (1843-1860) [Memories (1843-1860)]. Moscow: Sfinks, 1914.
IUROVSKAIA, E. P. Problema zhenskogo obrazovaniia v Rossii v XVIII v. i pedagogicheskie idei Dzh. Lokka [The problem of women’s education in Russia in the 18th century and the pedagogical ideas of J. Locke]. In: Russkaia kultura i mir. Nizhny Novgorod, 1993. p. 134-136.
KOPTSEVA, T.; FOMINA, N. Festival and Competition Movement as A Form of Development of Teacher’s and Student’s Dialogical Thinking. Propósitos y Representaciones, v. 8, n. esp. 3, e776, 2020. DOI: 10.20511/pyr2020.v8nSPE3.776
KOPTSEVA, T. A. Diagnosticheskii instrumentarii otsenki uchebnyh dostizhenii uchashchikhsia: osobennosti analiza risunkov detei i podrostkov [Diagnostic instruments for assessing students’ academic performance: the specifics of analyzing drawings of children and adolescents]. Network electronic scientific journal “Pedagogy of Art”, v. 1, p. 143-150, 2020. Disponível em: http://www.art-education.ru/sites/default/files/journal_pdf/kopceva_143-150.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
KOPTSEVA, T. A. Prostranstvo v detskom risunke. Na materiale konkursa detskogo risunka “Tulskii kreml – gordost Rossii” [Space in children’s drawing. On the material of the children’s drawing contest “The Tula Kremlin – the Pride of Russia”]. Iskusstvo v shkole, v. 5, p. 32-37, 2020.
LISOVSKII, V. G. Akademiia khudozhestv. [Academy of Arts]. Leningrad: Lenizdat, 1982.
MOLEVA, N. M.; BELIUTIN, E. M. Russkaia khudozhestvennaia shkola pervoi poloviny XIX veka. [Russian art school of the first half of the 19th century]. Moscow: Iskusstvo, 1963.
NEKRASOV, S. M. Litseiskaia lira. Litsei v tvorchestve ego vospitannikov [The Lyceum Lyric. The Lyceum in the works of its students]. Moscow: Vita Nova, 2007.
OZERSKAIA, F. S. Zhenskoe obrazovanie v XVIII v. [Women’s education in the 18th century]. In: Ocherki istorii shkoly i pedagogicheskoi mysli narodov SSSR. XVIII v. - pervaia polovina XIX v. Moscow, 1973. cap. 7, p. 133-142.
PAVLOVA, S. V. Imperatorskii Aleksandrovskii (byvshii Tsarskoselskii) Litsei. [The Imperial Alexander (former Tsarskoye Selo) Luceum]. Paritet, 2002.
RUDENSKAIA, S. D. Tsarskoselskii – Aleksandrovskii litsei [Tsarskoye Selo – Alexander Lyceum]. Saint Petersburg, 1999.
ZHIDKOV, V. S.; SOKOLOV K. B. Desiat vekov rossiiskoi mentalnosti [Ten centuries of Russian mentality]. Saint Petersburg: Aleteiia, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.