(Des) politização

Mulher, mãe e professora no ensino remoto em tempos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17116

Palavras-chave:

Sociedade de classe, Patriarcado, Interseccionalidade, Distanciamento social

Resumo

Os escritos textuais fazem referência a uma pesquisa de estágio pós-doutoral do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, Área de Concentração Educação Brasileira. Objetivou-se compreender implicações sociais e pedagógicas do isolamento social na vida de mulheres professoras do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Canindé no contexto da pandemia do coronavírus. A submissão das mulheres pela naturalização biológica e social advém da imposição cultural por gerações. Esta problemática agravou-se ainda mais no período de isolamento social. Cada vez mais dentro de casa, as mulheres foram sobrecarregadas de atividades. Marcadores teórico-metodológicos aferiram que as mulheres precisam conhecer o sistema social e cultural que as fazem submergir. Urge a mobilização de mulheres com potencial político de articulação para a desconstrução opressora e desmistificação das conexões sociais e culturais do aprisionamento feminino; propostas afirmativas, com ações compensatórias focadas nas diferenças desiguais devem ser efetivadas para o alcance da igualdade de gênero.

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Biografia do Autor

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Baturité – CE – Brasil

Professora. Departamento de Ensino. Pós-doutora em educação.

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE– Brasil

Professora. Departamento de Ensino. Pós-doutorado em educação.

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

LEITE, M. C. da S. R.; HOLANDA, P. . H. C. (Des) politização: Mulher, mãe e professora no ensino remoto em tempos de crise. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022102, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17116. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17116. Acesso em: 28 mar. 2024.