Editorial, v. 24, n. 1, jan./abr. 2020: o silêncio – ou apatia – da universidade, a crise e a erosão da razão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13420

Resumo

A tradição política e cultural da sociedade brasileira parece ter se voltado para suas raízes mais perversas por meio dos movimentos civilizatórios que, de tempos em tempos, nos impõe uma nova que qualifica e melhora, em tese, nossas relações pessoais e sociais. É intrigante pensar sobre porque isso está acontecendo, pois, ao mesmo tempo que estamos envolvidos em uma “crise” conjuntural e, a meu ver, estrutural na sociedade em geral e, em particular, no Estado brasileiro que é onde as relações se encontram mais deterioradas do que nunca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador do Programa de pós-graduação em Educação Escolar. Editor.

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES/DS. Editor Adjunto e Executivo. Assessoria Técnica para periódicos da Educação.

Referências

BARBOSA DA SILVA, S. C.; OLIVEIRA, P. R. O discurso da emenda n. 95/2016 no contexto da governamentalidade neoliberal. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 154–163, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13189

BARROS, L. S.; COSTA-RENDERS, E. C. A formação profissional das juventudes brasileiras: avanços e perspectivas nas interlocuções entre educação e trabalho. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 189–209, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13105

FERREIRA, J. A. O.; CARNEIRO, R. U. C. O aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 247–269, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13421

GONÇALVES, F. M. S. et al. O tratamento aos mutantes como alegoria da patologização de sujeitos de gêneros não-inteligíveis: uma leitura a partir das hq dos x-men. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 224–246, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13058

LANDIM, V.; BORGHI, R. F. Princípios gerencialistas na educação pública e a atuação do professor coordenador. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 24–36, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12703

LEMES, S. S.; SANTOS CRUZ, J. A. Editorial, v. 24, n. 1, jan./abr. 2020: o silêncio – ou apatia – da universidade, a crise e a erosão da razão democrática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 1–3, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13420

LOPES, A. F. N. Fatores que determinam a rotatividade de diretores nas escolas públicas municipais de Fortaleza. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 71–85, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12736

LUIZ, M. C.; MARCHETTI, R. Lei 12.796/13 e a obrigatoriedade na educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 4–23, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12750

ROCHA, R. A.; FISCARELLI, S. H.; RODRIGUES, R. A. Caminhos para a inovação no contexto educativo e escolar: o papel da mídia-educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 270–284, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13422

RUIZ, C. R. Desenvolvimento de um plano de ação para o ensino superior a partir de ferramentas de gestão estratégica e modelos de negócios para equipes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 285–293, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12909

SANTOS, F. J. R.; TANGANELLI LARA, P. T. L. Política de conveniamento da educação infantil: a privatização é a alternativa para suprir a demanda com qualidade? Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 100–116, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12868

SANTOS, M. S. B.; MOREIRA, J. A. S. Estado do conhecimento da temática relação público e privado nos programas de pós-graduação strictu senso em educação no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 117–131, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12895

SARAIVA, E. S. S.; MONTE, T. K. As assembleias estudantis e o exercício da gestão democrática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 164–188, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13033

SILVA, C. G.; SANTOS, R. Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 86–99, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12848

SOUSA, E. J.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Recursos financeiros na escola: visão de diretores em cinco municípios do Ceará. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 132–153, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13067

VASCONCELOS, C. R. D.; LEAL, I. O. J.; ARAÚJO, J. A. Q. C. Nexos entre gestão, avaliação e o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) em escolas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 55–70, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12865

VICTORIO, S. S.; MIRANDA, M. C. R.; MARQUES, R. N. A importância da avaliação formativa em feiras de ciências. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 210–223, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13097

YAEGASHI, S. F. R. et al. Plano nacional de educação (2014-2024): reflexões sobre a alfabetização e o letramento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 37–54, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12793

Publicado

06/01/2020

Como Citar

LEMES, S. de S.; SANTOS CRUZ, J. A. Editorial, v. 24, n. 1, jan./abr. 2020: o silêncio – ou apatia – da universidade, a crise e a erosão da razão democrática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 1–3, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13420. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13420. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>