(Des) politização
Mulher, mãe e professora no ensino remoto em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17116Palavras-chave:
Sociedade de classe, Patriarcado, Interseccionalidade, Distanciamento socialResumo
Os escritos textuais fazem referência a uma pesquisa de estágio pós-doutoral do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, Área de Concentração Educação Brasileira. Objetivou-se compreender implicações sociais e pedagógicas do isolamento social na vida de mulheres professoras do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Canindé no contexto da pandemia do coronavírus. A submissão das mulheres pela naturalização biológica e social advém da imposição cultural por gerações. Esta problemática agravou-se ainda mais no período de isolamento social. Cada vez mais dentro de casa, as mulheres foram sobrecarregadas de atividades. Marcadores teórico-metodológicos aferiram que as mulheres precisam conhecer o sistema social e cultural que as fazem submergir. Urge a mobilização de mulheres com potencial político de articulação para a desconstrução opressora e desmistificação das conexões sociais e culturais do aprisionamento feminino; propostas afirmativas, com ações compensatórias focadas nas diferenças desiguais devem ser efetivadas para o alcance da igualdade de gênero.
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