Avaliação compartilhada entre professores formadores e estudantes dos cursos de licenciatura

Andressa Graziele Brandt, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães

Resumo


No presente trabalho abordamos a importância da avaliação compartilhada entre professor formador e estudantes na formação inicial e no desenvolvimento dos saberes dos futuros docentes, em vista das perspectivas e respostas que o professor retroalimentará suas práticas formativas. Partimos do seguinte questionamento de pesquisa: Como se efetiva a concepção de avaliação como aprendizagem em processos compartilhados de desenvolvimento dos saberes avaliativos nos licenciandos? Deste modo, tecemos como objetivo geral: analisar as experiências compartilhadas de avaliação entre professor formador e licenciandos nos componentes curriculares de História da Educação; Teorias Educacionais e Curriculares e Práticas e Processos Educativos I, ministradas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática do IFC Campus Camboriú. Fundamentamo-nos em autores como: Esteban (2006); Hoffmann (2001, 2003); Libâneo (2012); Lukesi (2006), dentre outros. Essa pesquisa de caráter qualitativo, baseou-se no estudo de caso etnográfico, usamos as técnicas e instrumentos de pesquisa da observação participante e questionário. Percebemos que a avaliação compartilhada é um importante processo de formação dos futuros professores por meio de práticas educativas e pedagógicas dos professores formadores que desenvolvem processos de avaliação como processo de aprendizagem e emancipação dos sujeitos.


Palavras-chave


Experiência de avaliação compartilhada; Formação inicial; Processos avaliativos; Auto avaliação; Avaliação como aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11194



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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