Experiência de pesquisa em dança: narrativas de diferentes corpos da licenciatura em dança do PARFOR/ETDUFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.12039

Palavras-chave:

Experiência, Dança, Formação de professores, Corpo, Pesquisa.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a experiência da pesquisa em dança no âmbito da Licenciatura em Dança no Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/ETDUFPA/UFPA, a qual foi desenvolvida em diversos municípios do estado do Pará e formou em torno de 68 professores de dança. Para discutir essa temática, questionamos a condição de corpo e conhecimento dos sujeitos formados nessa licenciatura, considerando que as memórias dos professores-cursistas entrelaçam dificuldades e superação pela via do acesso ao curso ao que se lançaram na aventura de fazer dança na escola. Observou-se, nas narrativas coletadas com os egressos, o protagonismo no ensino da dança nas escolas de Educação Básica no interior do estado. Tal situação conduz a perceber que prática e formação se confundem na experiência desses professores a partir dos conhecimentos aprendidos, rompendo principalmente com os paradigmas da dança como pertencente a camadas privilegiadas da sociedade, trazendo à luz os corpos, o cotidiano, a cultura e a experiência de sujeitos amazônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Gomes Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade da Amazônia (1992) e Mestadro em Gestão e Desenvolvimento Regional Pela UNITAU (SP) (2008) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (ICED/ UFPA) EM 2013. Doutorado em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA) (2018).Foi docente substituto do Instituto de Ciências da Educação e da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará; Docente da Faculdade da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Indicadores Educacionais, Educação Básica, currículo, Metodologias de Ensino e da pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade.

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). 

Referências

BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentido e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.

BHABHA, Homi K., O local da cultura. 2. ed. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 441p.

BIÃO, Armindo. Um trajeto, muitos projetos. In: BIÃO, Armindo (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P&A Editora, 2007. 492p.

CORRÊA, Josiane. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.

DELEUZE, Gilles. O atual e o virtual. In: DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ETDUFPA. ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UNIVERSIDSDE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança PARFOR. Belém: ICA/ETDUFPA, 2011. 118p.

FERREIRA, Eleonora. Entrevista concedida a Ricardo Pereira. Belém, 20 abril. 2018

GARCIA, Eliana Moraes et al. Dança e ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ. Rio de Janeiro: UFRRJ, v. 2, n. 1, 63-69pp, 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2009/boletim2009-1/garcia.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução: Fábio dos Santos Creder Lopes. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 407p.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. MOTRIZ. Volume 3, Número 1, junho/1997. 20-28pp. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/03n1/artigo3.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

MAUÉS, Josenilda. Palestra encontro nacional do PARFOR. Londrina/ PR: 2016.

MENDES, Ana Flávia. Dança imanente: uma dissecação artística do corpo no processo de criação do Espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

PINHEIRO, Ozileide. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.

REIS, Telma. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.

REIS, William. Ensino de arte: um componente curricular obrigatório na Educação Básica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, UFMA, v. 14, n. 2, 64-83pp, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/Artigo205(18).pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.

SANTOS, Jennifer Susan Webb. Possibilidades e limites no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: a visão de egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR. Belém: Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, 2015. 167 p. Dissertação (Mestrado). Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8459. Acesso em: 13 ago. 2016.

SILVA. Genivaldo. Entrevistado. Santarém, jun. 2017.

THOMPSON, E. P. Miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1981.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 5-15, maio./ago., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n23/n23a01.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

WILLIAMS, Raymond. Recursos de esperança: cultura, democracia e socialismo. Editado por Robin Gable. Introdução de Robin Blackburn; tradução Nair Fonseca; Alexandre Peschanski. 1. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Downloads

Publicado

01/12/2018

Como Citar

PEREIRA, R. A. G.; PAIXÃO, C. J. Experiência de pesquisa em dança: narrativas de diferentes corpos da licenciatura em dança do PARFOR/ETDUFPA. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1198–1216, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.12039. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12039. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos