Experiência de pesquisa em dança: narrativas de diferentes corpos da licenciatura em dança do PARFOR/ETDUFPA
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.12039Palavras-chave:
Experiência, Dança, Formação de professores, Corpo, Pesquisa.Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar a experiência da pesquisa em dança no âmbito da Licenciatura em Dança no Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/ETDUFPA/UFPA, a qual foi desenvolvida em diversos municípios do estado do Pará e formou em torno de 68 professores de dança. Para discutir essa temática, questionamos a condição de corpo e conhecimento dos sujeitos formados nessa licenciatura, considerando que as memórias dos professores-cursistas entrelaçam dificuldades e superação pela via do acesso ao curso ao que se lançaram na aventura de fazer dança na escola. Observou-se, nas narrativas coletadas com os egressos, o protagonismo no ensino da dança nas escolas de Educação Básica no interior do estado. Tal situação conduz a perceber que prática e formação se confundem na experiência desses professores a partir dos conhecimentos aprendidos, rompendo principalmente com os paradigmas da dança como pertencente a camadas privilegiadas da sociedade, trazendo à luz os corpos, o cotidiano, a cultura e a experiência de sujeitos amazônicos.
Downloads
Referências
BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentido e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.
BHABHA, Homi K., O local da cultura. 2. ed. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 441p.
BIÃO, Armindo. Um trajeto, muitos projetos. In: BIÃO, Armindo (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P&A Editora, 2007. 492p.
CORRÊA, Josiane. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.
DELEUZE, Gilles. O atual e o virtual. In: DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ETDUFPA. ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UNIVERSIDSDE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança PARFOR. Belém: ICA/ETDUFPA, 2011. 118p.
FERREIRA, Eleonora. Entrevista concedida a Ricardo Pereira. Belém, 20 abril. 2018
GARCIA, Eliana Moraes et al. Dança e ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ. Rio de Janeiro: UFRRJ, v. 2, n. 1, 63-69pp, 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2009/boletim2009-1/garcia.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução: Fábio dos Santos Creder Lopes. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 407p.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. MOTRIZ. Volume 3, Número 1, junho/1997. 20-28pp. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/03n1/artigo3.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.
MAUÉS, Josenilda. Palestra encontro nacional do PARFOR. Londrina/ PR: 2016.
MENDES, Ana Flávia. Dança imanente: uma dissecação artística do corpo no processo de criação do Espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
PINHEIRO, Ozileide. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.
REIS, Telma. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.
REIS, William. Ensino de arte: um componente curricular obrigatório na Educação Básica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, UFMA, v. 14, n. 2, 64-83pp, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/Artigo205(18).pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.
SANTOS, Jennifer Susan Webb. Possibilidades e limites no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: a visão de egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR. Belém: Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, 2015. 167 p. Dissertação (Mestrado). Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8459. Acesso em: 13 ago. 2016.
SILVA. Genivaldo. Entrevistado. Santarém, jun. 2017.
THOMPSON, E. P. Miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1981.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 5-15, maio./ago., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n23/n23a01.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.
WILLIAMS, Raymond. Recursos de esperança: cultura, democracia e socialismo. Editado por Robin Gable. Introdução de Robin Blackburn; tradução Nair Fonseca; Alexandre Peschanski. 1. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.