Experiência de pesquisa em dança: narrativas de diferentes corpos da licenciatura em dança do PARFOR/ETDUFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.12039

Palavras-chave:

Experiência, Dança, Formação de professores, Corpo, Pesquisa.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a experiência da pesquisa em dança no âmbito da Licenciatura em Dança no Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/ETDUFPA/UFPA, a qual foi desenvolvida em diversos municípios do estado do Pará e formou em torno de 68 professores de dança. Para discutir essa temática, questionamos a condição de corpo e conhecimento dos sujeitos formados nessa licenciatura, considerando que as memórias dos professores-cursistas entrelaçam dificuldades e superação pela via do acesso ao curso ao que se lançaram na aventura de fazer dança na escola. Observou-se, nas narrativas coletadas com os egressos, o protagonismo no ensino da dança nas escolas de Educação Básica no interior do estado. Tal situação conduz a perceber que prática e formação se confundem na experiência desses professores a partir dos conhecimentos aprendidos, rompendo principalmente com os paradigmas da dança como pertencente a camadas privilegiadas da sociedade, trazendo à luz os corpos, o cotidiano, a cultura e a experiência de sujeitos amazônicos.

Downloads

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Gomes Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade da Amazônia (1992) e Mestadro em Gestão e Desenvolvimento Regional Pela UNITAU (SP) (2008) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (ICED/ UFPA) EM 2013. Doutorado em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA) (2018).Foi docente substituto do Instituto de Ciências da Educação e da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará; Docente da Faculdade da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Indicadores Educacionais, Educação Básica, currículo, Metodologias de Ensino e da pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade.

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). 

Referências

BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentido e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.

BHABHA, Homi K., O local da cultura. 2. ed. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 441p.

BIÃO, Armindo. Um trajeto, muitos projetos. In: BIÃO, Armindo (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P&A Editora, 2007. 492p.

CORRÊA, Josiane. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.

DELEUZE, Gilles. O atual e o virtual. In: DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ETDUFPA. ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UNIVERSIDSDE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança PARFOR. Belém: ICA/ETDUFPA, 2011. 118p.

FERREIRA, Eleonora. Entrevista concedida a Ricardo Pereira. Belém, 20 abril. 2018

GARCIA, Eliana Moraes et al. Dança e ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ. Rio de Janeiro: UFRRJ, v. 2, n. 1, 63-69pp, 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2009/boletim2009-1/garcia.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução: Fábio dos Santos Creder Lopes. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 407p.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. MOTRIZ. Volume 3, Número 1, junho/1997. 20-28pp. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/03n1/artigo3.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

MAUÉS, Josenilda. Palestra encontro nacional do PARFOR. Londrina/ PR: 2016.

MENDES, Ana Flávia. Dança imanente: uma dissecação artística do corpo no processo de criação do Espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

PINHEIRO, Ozileide. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.

REIS, Telma. Entrevistada. Capanema, jun. 2017.

REIS, William. Ensino de arte: um componente curricular obrigatório na Educação Básica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, UFMA, v. 14, n. 2, 64-83pp, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/Artigo205(18).pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.

SANTOS, Jennifer Susan Webb. Possibilidades e limites no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: a visão de egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR. Belém: Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, 2015. 167 p. Dissertação (Mestrado). Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8459. Acesso em: 13 ago. 2016.

SILVA. Genivaldo. Entrevistado. Santarém, jun. 2017.

THOMPSON, E. P. Miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1981.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 5-15, maio./ago., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n23/n23a01.pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

WILLIAMS, Raymond. Recursos de esperança: cultura, democracia e socialismo. Editado por Robin Gable. Introdução de Robin Blackburn; tradução Nair Fonseca; Alexandre Peschanski. 1. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Downloads

Publicado

01/12/2018

Como Citar

PEREIRA, R. A. G.; PAIXÃO, C. J. Experiência de pesquisa em dança: narrativas de diferentes corpos da licenciatura em dança do PARFOR/ETDUFPA. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1198–1216, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.12039. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12039. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos