Atuação dos organismos multilaterais para a governança global

Difusão e transferência de políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18072

Palavras-chave:

Governança global, Organismos Multilaterais, Transferência de políticas, Transnacionalização da educação

Resumo

Objetiva-se analisar formas de atuação dos Organismos Multilaterais (OM) no contexto governança educacional global. A base metodológica se sustenta pela abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados apresentados permitem identificar um modus operandi de OM, como UNESCO, UNICEF e Banco Mundial, aperfeiçoado de forma a corroborar com a interdependência produzida na Governança Global, estabelecida pelos acordos da política internacional, envolvendo redes internacionais e domésticas. Nesse cenário, os OM vêm atuando como difusores e mediadores no processo de transferência de políticas, o que permite integrar redes híbridas de governança. Incidentemente, a transferência ocorre mediante a recontextualização e adaptação de políticas, de forma não linear, para a legitimação e o encaminhamento de agendas globais, sob a ostentação da ideia ilusória de que houve trocas, partilhas e negociações, mas que, em sua maior parte, corroborou para a transnacionalização da educação.

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Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutoranda em Educação pela UFPR. Doutorado em Educação (UFPR).

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Doutorado em Educação e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Pós-Doutoranda em Educação Pela UFPR e Doutorado em Educação Escolar (Unesp-Araraquara).

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Publicado

22/05/2023

Como Citar

BORTOT, C. M.; SCAFF, E. A. da S.; SOUZA, K. R. Atuação dos organismos multilaterais para a governança global: Difusão e transferência de políticas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023026, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18072. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18072. Acesso em: 21 nov. 2024.

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