O financiamento da educação no Mercosul: a realidade do Brasil e do Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14261

Palavras-chave:

Educação básica, Financiamento, Internacionalização da educação, Mercosul

Resumo

O trabalho analisa a proteção normativa do financiamento à educação básica no Brasil e Uruguai, países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Assim, foi realizada, mediante abordagem qualitativa, uma pesquisa bibliográfica e documental (Constituições e Legislações educacionais vigentes). A escolha pelos dois países se deve pela distinção nas suas formas de organização político-administrativas de Estado, o que permite identificar as similitudes e diferenças de um Estado Federal (Brasil) e um Estado Unitário (Uruguai). Evidenciamos que não há uma harmonização normativa dos dois países no tocante ao financiamento educacional. Constatamos, também, que só o Brasil assegura a vinculação de um percentual mínimo do orçamento em sua constituição. Por outro lado, na legislação uruguaia, a competência referente ao financiamento educacional está vinculada ao governo central. As reflexões suscitadas colocaram em evidência avanços e limites no âmbito normativo referente ao financiamento educacional dos países investigados, cuja realidade carece de desenvolvimento de pesquisas.

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Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Adjunta da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

Daniely Honorato da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Graduando em Pedagogia da Faculdade de Educação (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vanessa Alcântara Cardoso Mendes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Substituta na Faculdade de Educação dos Cursos de Graduação. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

SOUZA, K. R.; DA SILVA, D. H.; MENDES, V. A. C. O financiamento da educação no Mercosul: a realidade do Brasil e do Uruguai. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1272–1285, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14261. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14261. Acesso em: 12 dez. 2024.

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