O direito à educação escolar como dimensão da cidadania no Mercosul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13782

Palavras-chave:

Cidadania, Direito à educação, Internacionalização educacional, Mercosul.

Resumo

A educação escolar é um direito humano e uma dimensão fundante da cidadania, uma vez que permite o usufruto de outros direitos, tais como: os sociais, civis e políticos. Trata-se, pois, de um componente básico dos direitos do homem. Assim sendo, investigar a proteção normativa do direito educacional constitui tarefa crucial para compreender, também, o estatuto de cidadania de um determinado país. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar o ordenamento constitucional dos países membros (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) do Mercado Comum do Sul  (Mercosul) considerando a garantia do direito à educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. A fonte documental foi constituída pelas constituições vigentes dos países. Notamos que a carência de instrumentos jurídico-normativos existentes nas constituições podem minar avanços na efetividade do direito educacional e, principalmente, na consecução da cidadania como instrumento de integração regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS

Professora Faculdade de Educação.

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP

Professora da Faculdade de Ciências e Letras. PPG Educação Escolar e Ciências Sociais.

Rosalina Dantas da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD.

Referências

ARGENTINA. Constitución Nacional da Argentina. Senado de La Nación Argentina: Buenos Aires. 1994.

BABINSKI, D. B. de O. O direito à educação básica no âmbito do Mercosul: proteção normativa nos planos constitucional, internacional e regional 2010. 182f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BENEVIDES, M. V. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 335-350.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife, v.23, n.3, p. 483-495, 2007.

PARAGUAI. Constitución de la República de Paraguay. Assunción. 1992.

SOUZA, K. R. Direito à educação nos países membros do Mercosul: um estudo comparado. 2017. 346f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara-SP, 2017.

STOCO, S. Educação como direito de todos: construindo um sistema nacional de indicadores em direitos humanos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36°, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013.

URUGUAI. Constituicion de La Republica com las modificaciones plebiscitadas el 26 de noviembro de 1989, el 26 de noviembro de 1994 y el 8 de diciembro de 1996. Montividéu. 1967.

VENEZUELA. Constitución de la República Bolivariana de Venezuela. Caracas: 1999.

Publicado

06/07/2020

Como Citar

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M.; SILVA, R. D. da. O direito à educação escolar como dimensão da cidadania no Mercosul. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 737–746, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13782. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13782. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)