A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista no período 2009-2013

Kellcia Rezende Souza, Maria Teresa Micely Kerbauy

Resumo


O presente estudo analisa as tendências subjacentes as pesquisas em políticas educacionais na produção dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo. Os dados foram analisados a partir dos conteúdos dos resumos. Tomamos como objeto para compreender esta problemática as dissertações e teses, com temáticas voltadas para a área da política educacional. Foram selecionadas 85 pesquisas, no período de 2009 à 2013. Os trabalhos traduzem o panorama de tendências e olhares predominantes no campo das políticas educacionais dos programas da instituição, representado no quadro de 5 categorias temáticas: Estudos sobre políticas e programas governamentais; Legislação e direito à educação; Políticas de financiamento e gestão; Políticas de avaliação e Papel dos partidos políticos e outras entidades da sociedade civil. A análise empreendida demonstra os avanços do campo de conhecimento focalizado e os limites que se apresentam para a consolidação da área.

Palavras-chave


Pesquisas; Política Educacional; Pós-Graduação;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9381



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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