Relatos dos usos da sócio-história como ferramenta para análise da construção dos direitos infanto-juvenis – o arcabouço teórico de uma pesquisa em ciências humanas

Autores/as

  • Vinícius Parolin Wohnrath

Palabras clave:

Construção normativa, Direitos infanto-juvenis, Direitos das famílias, Sócio-história,

Resumen

A proposta deste artigo é expor o arcabouço teórico utilizado numa investigação em ciências humanas preocupada com as condições sociais que possibilitaram a inserção do afeto parental nos debates públicos, além de inspecionar os imbricamentos entre a referida pesquisa e alguns conceitos-chave utilizados, especialmente os desenvolvidos pelo sociólogo alemão Norbert Elias. Para tanto, a exposição está dividida em três partes, que objetivam inquerir as noções de indivíduo, de sociedade, de processo social e de sócio-história. Tais divisões, teóricas, exploram a pesquisa empírica desenvolvida na FE/Unicamp – especialmente os dados dos habitus e das disposições pessoais e das adquiridas dos congressistas que querem alterar partes da legislação familial e infanto-juvenil brasileira.

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