A responsabilidade pública dos jovens na América Latina

Autores

  • Milton Lahuerta (Coordenador de mesa) UNESP – Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP
  • Oscar Dávila Leon (Conferencista) Pesquisador da juventude urbana e popular junto ao Centro de Investigação – CIDPA. Valparaíso – Chile
  • Marcelo Pedroso Goulart (Conferencista) Promotor da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto - SP

Palavras-chave:

Políticas públicas, Juventude, Movimentos sociais, Movimento estudantil, Chile, Trabalho infantil, Democracia, Brasil, Public policies, Youth, Social movements, Student movement, Child labor, Democracy, Brazil.

Resumo

Aqui se apresenta um debate sobre o processo de responsabilização dos jovens na sociedade chilena e referências ao tema, numa perspectiva dos movimentos sociais e do movimento estudantil, em particular. Apresenta-se alguns pontos de conflito existente na sociedade chilena, que estão envolvendo setores significativos da juventude chilena. Segue a exposição das lutas em defesa da infância no Brasil, e sua relação com as conquistas democráticas, que emergiram a partir do processo constituinte de 1987 e da afirmação do Ministério Público, como uma das instituições que compõem o Sistema de Justiça, que mobilizou opinião pública no combate ao trabalho infantil no corte da cana-de-açúcar. Palavras-chave: Políticas públicas. Juventude. Movimentos sociais. Movimento estudantil. Chile. Trabalho infantil. Democracia. Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Mesas Redondas