Métodos de ensino e avaliação na preceptoria de residências em saúde

Estudo transversal

RESUMO: Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino e avaliação utilizados por preceptores de residências em saúde, além dos fatores associados, antes de um Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional, por meio de um estudo transversal. No início da oferta do curso, entre agosto e setembro de 2022, 1112 preceptores de todas as regiões do país e de diferentes níveis de atenção à saúde responderam a um questionário on-line. Os métodos de ensino e avaliação mais utilizados foram, respectivamente, a discussão de caso (92,09%) e a observação direta (78,69%). Preceptores que recebem bolsa complementar utilizam mais frequentemente a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL) e a sala de aula invertida, além da avaliação em ambientes da prática clínica e a avaliação 360°. Métodos de avaliação envolvendo simulação e o mini-exercício clínico avaliativo (Mini-CEX) são utilizados por menos de 10% dos preceptores. Apenas 53,15% dos preceptores oferecem feedback das avaliações formais. A variedade e a frequência de uso das metodologias, bem como a oferta de feedback, devem ser consideradas no planejamento de novas formações em preceptoria.

PALAVRAS-CHAVE: Preceptoria. Internato e residência. Residência não médica não odontológica. Residência multiprofissional.



Autoria


Como citar

WANDER, B.; FERNANDES, A. T. F.; DAUDT, C. V. G.; LEITE, A. P. T. Métodos de ensino e avaliação na preceptoria de residências em saúde: Estudo transversal. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v. 20, n. 00, e024002, 2024. e-ISSN: 2526-3471. DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v20i00.19113