Métodos de ensino e avaliação na preceptoria de residências em saúde

Estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v20i00.19113

Palavras-chave:

Preceptoria, Internato e residência, Residência não médica não odontológica, Residência multiprofissional

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino e avaliação utilizados por preceptores de residências em saúde, além dos fatores associados, antes de um Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional, por meio de um estudo transversal. No início da oferta do curso, entre agosto e setembro de 2022, 1112 preceptores de todas as regiões do país e de diferentes níveis de atenção à saúde responderam a um questionário on-line. Os métodos de ensino e avaliação mais utilizados foram, respectivamente, a discussão de caso (92,09%) e a observação direta (78,69%). Preceptores que recebem bolsa complementar utilizam mais frequentemente a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL) e a sala de aula invertida, além da avaliação em ambientes da prática clínica e a avaliação 360°. Métodos de avaliação envolvendo simulação e o mini-exercício clínico avaliativo (Mini-CEX) são utilizados por menos de 10% dos preceptores. Apenas 53,15% dos preceptores oferecem feedback das avaliações formais. A variedade e a frequência de uso das metodologias, bem como a oferta de feedback, devem ser consideradas no planejamento de novas formações em preceptoria.

 

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Biografia do Autor

Brenda Wander, Responsabilidade Social – PROADI-SUS, Hospital Moinhos de Vento

Consultora médica de projetos.  

Alessandra Tavares Francisco Fernandes, Responsabilidade Social – PROADI-SUS, Hospital Moinhos de Vento

Consultora técnica de projetos.

Carmen Vera Giacobbo Daudt, Responsabilidade Social – PROADI-SUS, Hospital Moinhos de Vento

Consultora médica de projetos.

Ana Paula Tussi Leite, Responsabilidade Social – PROADI-SUS, Hospital Moinhos de Vento

Consultora médica de projetos.

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Publicado

28/06/2024

Como Citar

WANDER, B.; FERNANDES, A. T. F.; DAUDT, C. V. G.; LEITE, A. P. T. Métodos de ensino e avaliação na preceptoria de residências em saúde: Estudo transversal. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 20, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.26673/tes.v20i00.19113. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/19113. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde