II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária - Prorrogação
II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária
Revista Temas em Educação em Saúde / Topics In Health Education Journal
eISSN 2526-3471 - https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/index
Prazo de envio dos artigos: 30/11/2023
Tiempo de envío de artículos: 30/11/2023
Items Shipping Time: 30/11/2023
Publicação/Publicación/Publishing: 30/07/2024
Esse dossiê pretende configurar-se uma coletânea de relatos de experiências sobre a Terapia Comunitária Integrativa, TCI Online , desenvolvida apos março de 2020, no Brasil e em diversos países, resultado de uma ação humanitária global em um período vivenciado com tantas fragilidades, fraturas emocionais e sociais derivadas da pandemia da COVID-19. Aspira validar e divulgar trabalhos que trazem o resgate da vida emocional relacional pós pandemia, onde a TCI modalidade presencial volta para o cenário com todas as suas adaptações necessárias, reafirmando que somos Seres altamente criativos em processos de adaptações constantes.
A TCI é considerada uma abordagem psicossocial avançada pelo Ministério da Saúde, uma prática terapêutica coletiva que atua em espaço aberto e envolve os membros da comunidade em atividade de construção de redes sociais solidárias para a promoção da vida e mobilização de recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Não é um processo psicoterapêutico, mas, sim, um ato terapêutico de grupo em qualquer contexto e ciclos de vida, sendo os saberes individuais os elementos para a construção de laços sociais, apoio socioemocional, troca de experiências e diminuição do isolamento social.
Está inserida desde 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, uma política transversal que abrange todos os níveis de atenção, prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Incluída entre as 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, que considera o individuo nos âmbitos físico, psíquico, emocional e social (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics )
A TCI já disseminou para vários países América do Sul, Central, Europa, África, com atuação em diversas áreas: saúde, educação, assistência social, comunidades e setor privado. Convidamos a conhecer o nosso primeiro Dossiê: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14303 - v.16, n. esp.1, set. (2020) - O valor da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Brasil e no mundo: Possibilidades, impactos e perspectivas.
A saúde coletiva (SC) é um campo de conhecimentos que articula saberes e práticas disciplinadas e não disciplinadas. Ao trabalhar com determinantes sociais também assume o diálogo sobre os modos de viver e cuidar da vida. A TCI sobretudo pela perspectiva da escuta compartilhada, respeitosa, atenta a singularidade de quem fala tem contribuído para ressonâncias e a possibilidade de reinventar vivências e experiências com a saúde e a doença no território habitado por quem se presentifica a cada momento.
Desde 2004, a TCI, possui uma associação - ABRATECOM, responsável por reconhecer, credenciar e legitimar terapeutas comunitários integrativos e instituições, Polos , que realizam Cursos/Capacitações em Terapia Comunitária Integrativa e de Técnicas de Resgate da Autoestima – Cuidando do Cuidador. Atualmente com seus 47 Polos Formadores no Brasil, Chile, Equador, Perú e República Dominicana, configura-se um teia de saberes e atores plurais com ações de cuidados que levam a marca da TCI.
Durante o início da pandemia COVID 19, em meio a desafios múltiplos, em confinamento, a Rede de Terapeutas Comunitários Integrativos da ABRATECOM, com sua diretoria executiva , conselho deliberativo CDC e comissão científica, juntamente com Professor Adalberto Barreto e APSBRA- Associação Brasileira de Psiquiatria Social, prontamente se organizaram e formalizaram um protocolo de ação: Diretrizes para realização da Terapia Comunitária Integrativa online, documento que validou e orientou as TCIs online realizadas pelo Brasil e em outros países.
A rede de Formadores e Terapeutas comunitários integrativos interligados, conseguiram atravessar o tecido da insegurança, da imprevisibilidade, do negacionismo e ousaram, permitiram que a criatividade se apresentasse junto ao saber construído com o coletivo.
As experiências relatadas evidenciam os impactos dessa Ação humanitária silenciada que agora com esse dossiê toma vida e cores, validação e materialização.
Apreciem e valorizem esse importante movimento da TCI online de seu retorno ao modelo presencial, uma ação que levou o acolhimento, alargou fronteiras de cuidados coletivos em saúde mental/emocional em vários territórios.
Saiba mais sobre II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária - Prorrogação