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  • Novos artigos Publicados na Publicação Contínua, v. 19 (2023)

    14/11/2023

    Prezados autores e leitores, novos artigos publicados. Acompanhem o nosso peri´dico e vejam as novidades e as publicações.

    Acompanhem os vídeos no canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ

     

    Novos artigos: 14/11/2023

    Projeto de incentivo ao protagonismo do aluno surdo

    BOMFIM, D. R.; DRAGONE, M. L. O. S.; MONTEIRO, D. C. Projeto de incentivo ao protagonismo do aluno surdo. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.18100. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18100. Acesso em: 14 nov. 2023.

     

    Planejamento terapêutico da odontodisplasia regional: Acompanhamento de um caso clínico

    LOPES-DELPHINO, K. L.; ASSAO, A.; ALMEIDA, M. M. de. Planejamento terapêutico da odontodisplasia regional: Acompanhamento de um caso clínico. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.18458. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18458. Acesso em: 14 nov. 2023.

     

    Perspectivas de estudantes acerca do ensino da ciência de animal de laboratório

    RODRIGUES, N. E. R.; AZEVEDO, M. A. de M. de; NUNES, D. M.; CHAVES, C.; PEREIRA, T. N. do N.; NETO JÚNIOR, J. de C. S.; PALMA, M. B.; SOARES, A. F. Perspectivas de estudantes acerca do ensino da ciência de animal de laboratório. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.17998. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17998. Acesso em: 14 nov. 2023.

     

    Muito obrigado pela sua atenção!

    Temas em Educação e Saúde - Gestão pela Editora Ibero-Americana de Educação

     

     

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  • II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária - Prorrogação

    03/05/2023

    II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária

    Revista Temas em Educação em Saúde / Topics In Health Education Journal
    eISSN 2526-3471 - https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/index

    Prazo de envio dos artigos: 30/11/2023
    Tiempo de envío de artículos: 30/11/2023
    Items Shipping Time: 30/11/2023
    Publicação/Publicación/Publishing: 30/07/2024

     

    Esse dossiê pretende configurar-se uma coletânea de relatos de experiências  sobre a Terapia Comunitária Integrativa, TCI Online , desenvolvida apos março de 2020, no Brasil e em diversos países, resultado de uma ação humanitária global em um período vivenciado com tantas fragilidades, fraturas emocionais e sociais derivadas da  pandemia da COVID-19. Aspira validar e divulgar trabalhos que trazem o resgate da vida emocional relacional pós pandemia, onde a TCI modalidade presencial volta para o cenário com todas as suas adaptações necessárias, reafirmando que somos Seres altamente criativos em processos de adaptações constantes.

     A TCI é considerada uma abordagem psicossocial avançada pelo Ministério da Saúde, uma prática terapêutica coletiva que atua em espaço aberto e envolve os membros da comunidade em atividade de construção de redes sociais solidárias para a promoção da vida e mobilização de recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Não é um processo psicoterapêutico, mas, sim, um ato terapêutico de grupo em qualquer contexto e ciclos de vida, sendo os saberes individuais os elementos para a construção de laços sociais, apoio socioemocional, troca de experiências e diminuição do isolamento social.

    Está inserida desde 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, uma política transversal que abrange todos os níveis de atenção, prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Incluída entre as 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, que considera o individuo nos âmbitos físico,  psíquico, emocional e social (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics )

     

    A TCI já disseminou para vários países América do Sul, Central, Europa, África, com atuação em diversas áreas: saúde, educação, assistência social, comunidades e setor privado. Convidamos a conhecer o nosso primeiro Dossiê: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14303 - v.16, n. esp.1, set. (2020) - O valor da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Brasil e no mundo: Possibilidades, impactos e perspectivas.

     

    A saúde coletiva (SC) é um campo de conhecimentos que articula saberes e práticas disciplinadas e não disciplinadas. Ao trabalhar com determinantes sociais também assume o diálogo sobre os modos de viver e cuidar da vida. A TCI sobretudo pela perspectiva da escuta compartilhada, respeitosa, atenta a singularidade de quem fala tem contribuído para ressonâncias e a possibilidade de reinventar vivências e experiências com a saúde e a doença no território habitado por quem se presentifica a cada momento.

    Desde 2004, a TCI,  possui uma associação - ABRATECOM, responsável por reconhecer, credenciar e legitimar terapeutas comunitários integrativos e instituições, Polos , que realizam Cursos/Capacitações em Terapia Comunitária Integrativa e de  Técnicas de Resgate da Autoestima – Cuidando do Cuidador. Atualmente com seus 47 Polos Formadores no Brasil, Chile, Equador, Perú e República Dominicana, configura-se um teia de saberes e atores plurais com ações de cuidados que levam a marca da TCI.

    Durante o início da pandemia COVID 19, em meio a desafios múltiplos, em  confinamento, a Rede de Terapeutas Comunitários Integrativos da ABRATECOM, com sua diretoria executiva , conselho deliberativo CDC e  comissão científica,  juntamente com Professor Adalberto Barreto e  APSBRA- Associação Brasileira  de Psiquiatria Social, prontamente se organizaram e formalizaram  um protocolo de ação:  Diretrizes para realização da Terapia Comunitária Integrativa online, documento que validou e orientou  as TCIs online realizadas pelo Brasil e em outros países.

    A rede de Formadores e Terapeutas comunitários integrativos interligados, conseguiram atravessar o tecido da insegurança, da imprevisibilidade, do negacionismo e ousaram, permitiram que a criatividade se apresentasse junto ao saber construído com o coletivo.

    As experiências relatadas evidenciam os impactos dessa Ação humanitária silenciada que agora com esse dossiê toma vida e cores, validação e materialização.

    Apreciem e valorizem esse importante movimento da TCI online  de seu retorno ao modelo presencial, uma ação que levou o acolhimento, alargou fronteiras de cuidados coletivos em saúde mental/emocional em vários territórios.

     

     

     

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  • Novos artigos publicados na Edição v.23 Publicação Contínua de 2022 - Temas em Educação e Saúde

    14/12/2022

    A Temas em Educação e Saúde publica novos artigos. Confiram: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/issue/view/871

    Desde o ano de 2021, a Temas em Educação e Saúde (TES) optou pela Publicação Contínua de seus artigos aprovados. A submissão é de fluxo contínuo, ou seja, a submissão pode ser realizada qualquer momento. A Publicação Continua, conforme os artigos são aprovados, são publicados em um conjunto de novos artigos. Essa forma de publicação contibui para maior visibilidade dos artigos e diminuição da espera das publicações.

    O nosso formato de publicação é bílingue, o artigo é publicado na versão português e inglês, o qual favorece a Comunicação e Divulgação Cien´tídica  contexto internacional. Soma-se a esse formato, a versão HTML para indexações e interoperabilidade dos metadados e do conteúdo.

    Nesse novo conjunto de artigos publicados, iniciamos a inclusão de vídeos dos autores, os quais falam sobre suas pesquisas.

    Agradecemos a todos os autores e autoras.

    Agradecemos a toda equipe da Editora Ibero-Americana de Educação por esse trabalho de qualidade, atenção e ciência.

     

    Os Editores

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  • Publicação Contínua a partir de 2021

    04/05/2021

    A partir de 2021, a Temas em Educação e Saúde lança a Publicação Contínua.

    A publicação contínua  refere-se a um único número da edição, de forma anual, nos meses de janeiro a dezembro. A publicação ocorrerá em blocos de artigos aprovados por pareceristas e logo após que revisados, normalizados e realizadas as traduções para a versão em inglês.

    Nossa primeira edição: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/issue/view/816

    Prof. Dr. josé Anderson Santos Cruz

    Editora Ibero-Americana de Educação - Publisher

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