II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária - Prorrogação
II Dossiê Temático Bilíngue – Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Uma Ação Humanitária
Revista Temas em Educação em Saúde / Topics In Health Education Journal
eISSN 2526-3471 - https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/index
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Publicação/Publicación/Publishing: 30/07/2024
Organizadores:
Andreza LEÃO - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Professora Livre Docente em Educação Sexual. Supervisora do CENPE - Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência. ORCID- https://orcid.org/0000-0002-5037-4882. E-mail: andreza.leao@unesp.br
Josefa Emilia Lopes RUIZ - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Psicóloga da Unidade Auxiliar - CENPE. Psicoterapeuta. Especialista e Terapeuta e Formadora em Terapia Comunitária Integrativa do Polo CENPE. Membro da ABRATECOM. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8636-537. E-mail: josefa.ruiz@unesp.br
Morgana MURCIA - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Fonoaudióloga e psicopedagoga da Unidade Auxiliar CENPE. Especialista em Psicopedagogia, Especialista e formadora em Terapia Comunitária Integrativa. Membro da ABRATECOM. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0704-1086. E-mail: morgana.murcia@unesp.br
Taisa Borges de SOUZA - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Psicóloga da Unidade Auxiliar - CENPE. Especialista em Psicologia Clínica. Especialista, Terapeuta e Formadora em Terapia Comunitária Integrativa do Polo CENPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5197-2588. E-mail: taisa.borges@unesp.br
Milene ZANONI - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Professora adjunta do Departamento de Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, chefe do Ambulatório de Saúde Integrativa da UEPG. Presidenta da ABRATECOM - 2021-2023. Titular na Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1177-9668. E-mail: milenezanoni@gmail.com
Sandriene KALAMAR - Shanti Instituto de Terapia Comunitária Integrativa, Curitiba-PR-Brasil. Farmacêutica. Coordenadora do Polo Formador Shanti Instituto de Terapia Comunitária Integrativa, Coordenadora do Conselho Deliberativo e Cientifico da Associação Brasileira de Terapia comunitária (ABRATECOM). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Acupuntura (NUPEA) da Faculdade IBRATE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6934-3621. E-mail: sandrianemartins@gmail.com
Jussara OTAVIANO - Polo Formador Instituto Afinando Vidas - São Paulo-SP-Brasil. Enfermeira. Mestrado em Educação em Saúde. Coordenadora e Formadora em Terapia Comunitária. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4914-393X. E- mail: jussara.otaviano@gmail.com
Nelson Filice de BARROS-UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas -SP-Brasil. Professor Titular da Área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde e Coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2389-0056. Email: felice@fcm.unicamp.br
Maria Rocineide Ferreira da SILVA - Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza-CE-Brasil. Professora adjunta do Curso de Enfermagem da pós-graduação nos Programas de Saúde Coletiva, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e Mestrado Profissional em Saúde da Família. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6086-6901. E-mail: rocineide.ferreira@uece.br
TCI em tempos de quarentena - "Confinados nos desligamos do social para religarmos com a família e nossa casa interior. A proposta da TCI é criar vínculos afetivos uns com os outros é aproximar pessoas quando,situações adversas as separam. O momento é de exercitarmos nossa criatividade e tecer vínculos de solidariedade". Adalberto Barreto (2020)
Esse dossiê pretende configurar-se uma coletânea de relatos de experiências sobre a Terapia Comunitária Integrativa, TCI Online , desenvolvida apos março de 2020, no Brasil e em diversos países, resultado de uma ação humanitária global em um período vivenciado com tantas fragilidades, fraturas emocionais e sociais derivadas da pandemia da COVID-19. Aspira validar e divulgar trabalhos que trazem o resgate da vida emocional relacional pós pandemia, onde a TCI modalidade presencial volta para o cenário com todas as suas adaptações necessárias, reafirmando que somos Seres altamente criativos em processos de adaptações constantes.
A TCI é considerada uma abordagem psicossocial avançada pelo Ministério da Saúde, uma prática terapêutica coletiva que atua em espaço aberto e envolve os membros da comunidade em atividade de construção de redes sociais solidárias para a promoção da vida e mobilização de recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Não é um processo psicoterapêutico, mas, sim, um ato terapêutico de grupo em qualquer contexto e ciclos de vida, sendo os saberes individuais os elementos para a construção de laços sociais, apoio socioemocional, troca de experiências e diminuição do isolamento social.
Está inserida desde 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, uma política transversal que abrange todos os níveis de atenção, prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Incluída entre as 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, que considera o individuo nos âmbitos físico, psíquico, emocional e social (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics )
A TCI já disseminou para vários países América do Sul, Central, Europa, África, com atuação em diversas áreas: saúde, educação, assistência social, comunidades e setor privado. Convidamos a conhecer o nosso primeiro Dossiê: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14303 - v.16, n. esp.1, set. (2020) - O valor da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Brasil e no mundo: Possibilidades, impactos e perspectivas.
A saúde coletiva (SC) é um campo de conhecimentos que articula saberes e práticas disciplinadas e não disciplinadas. Ao trabalhar com determinantes sociais também assume o diálogo sobre os modos de viver e cuidar da vida. A TCI sobretudo pela perspectiva da escuta compartilhada, respeitosa, atenta a singularidade de quem fala tem contribuído para ressonâncias e a possibilidade de reinventar vivências e experiências com a saúde e a doença no território habitado por quem se presentifica a cada momento.
Desde 2004, a TCI, possui uma associação - ABRATECOM, responsável por reconhecer, credenciar e legitimar terapeutas comunitários integrativos e instituições, Polos , que realizam Cursos/Capacitações em Terapia Comunitária Integrativa e de Técnicas de Resgate da Autoestima – Cuidando do Cuidador. Atualmente com seus 47 Polos Formadores no Brasil, Chile, Equador, Perú e República Dominicana, configura-se um teia de saberes e atores plurais com ações de cuidados que levam a marca da TCI.
Durante o início da pandemia COVID 19, em meio a desafios múltiplos, em confinamento, a Rede de Terapeutas Comunitários Integrativos da ABRATECOM, com sua diretoria executiva , conselho deliberativo CDC e comissão científica, juntamente com Professor Adalberto Barreto e APSBRA- Associação Brasileira de Psiquiatria Social, prontamente se organizaram e formalizaram um protocolo de ação: Diretrizes para realização da Terapia Comunitária Integrativa online, documento que validou e orientou as TCIs online realizadas pelo Brasil e em outros países.
A rede de Formadores e Terapeutas comunitários integrativos interligados, conseguiram atravessar o tecido da insegurança, da imprevisibilidade, do negacionismo e ousaram, permitiram que a criatividade se apresentasse junto ao saber construído com o coletivo.
As experiências relatadas evidenciam os impactos dessa Ação humanitária silenciada que agora com esse dossiê toma vida e cores, validação e materialização.
Apreciem e valorizem esse importante movimento da TCI online de seu retorno ao modelo presencial, uma ação que levou o acolhimento, alargou fronteiras de cuidados coletivos em saúde mental/emocional em vários territórios.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Brasília, DF: MS, [21--]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics. Acesso em 16 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/prt_849_27_3_2017.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
SILVA FRANCO, A. L.; SILVA, M. Z.; LOPEZ RUIZ, J. E.; MURCIA, M.; DE SOUZA, T. B.; MUZZETI, L. R. O valor da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Brasil e no mundo: possibilidades, impactos e perspectivas. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 232-238, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16iesp.1.14303. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14303. Acesso em: 16 fev. 2023.
NORMAS DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ
Os artigos serão divididos em duas edições temáticas.
Os autores deverão encaminhar os artigos e demais documentos em um único e-mail (a equipe fará a submissão logo após a aprovação dos artigos) - o e-mail: dossietci2023@gmail.com
- Todos os autores devem fazer seu cadastro na plataforma OJS da revista Temas em Educação e Saúde - https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/user/register - corretamente conforme o exigido abaixo, normas etc.
- Obrigatório link do ORCID e link do lattes de cada autor. Caso não possuam o Orcid, deverá efetuar o cadastro, validar o e-mail e inserir o link correto do orcid: www.orcid.org
- Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.
Os custos do dossiê: layout/capa, traduções espanhol e inglês da apresentação; revisão português dos artigos, e demais despesas serão de responsabilidade do(s) organizador(es) e, os autores serão responsáveis pelo custo de processamento do artigo, tradução português/inglês, português/espanhol, espanhol/português/inglês – custos de processamento pela equipe editorial R$ 1307,44 (Custo oficial é de R$ 1980,00), sendo a diferença custeada pela Editora Ibero-Americana de Educação.
A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:
Para os autores, o mini currículo deve constar, bem como o seu cadastro na plataforma da revista: afiliação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas. Máximo três autores por artigo – não poderá ter autor como coautor em outro artigo, máximo um artigo para cada autor.
Um dos autores deverá fazer 1 vídeo de até 1 min comentando sobre a proposta do artigo a ser publicado em conjunto.
Modelo do Template, Declaração de Originalidade, Credit Authors Statement, Termo de Autorização de uso de Imagem, Voz e Som – anexos a este e-mail.
1 – Template/Declarações em Português – para fazer o download, clique AQUI
2 - Template/Declarações em Español – para fazer o download, clique AQUI
3 - Template/Declarações em English – para fazer o download, clique AQUI
OBS: Trabalhamos em equipe com a TCI. Somente serão aceitos artigos com no máximo 5 (autores) graduandos, mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.
- Os organizadores são responsáveis por enviar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em português (A revista possui equipe externa de revisão e tradução para o espanhol e inglês; revisão em português, formatação e normalização).
- Os artigos devem conter no máximo 15 páginas, incluindo as referências. O resumo no máximo 150 palavras e com até 03 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Normas ABNT.
- Obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter as declarações de originalidade e de autoria assinados e com o RG e CPF digitalizado e assinadas); Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título em caixa baixa, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma SEER/OJS de submissão).
Processamento editorial científico pela Editora Ibero-Americana de Educação
Serviços Incluídos e Custos
1) Revisão de texto em português; revisão de texto em inglês; e revisão de texto em espanhol.
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2) Tradução de texto para os idiomas inglês e espanhol; versão do texto para o português (quando vier em espanhol, inglês, francês ou em outra língua).
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3) Formatação e normalização ABNT/APA – versões em inglês, português e espanhol.
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4) Versão em HTML - inglês, português e espanhol.
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5) Versão em XML - inglês, português e espanhol.
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6) Edição em PDF’s – inglês, português e espanhol.
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7) Registro DOI (Identificador de Objeto Digital).
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8) Gestão OJS (Open Journal System).
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9) Gestão administrativa, técnica e financeira.
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10) Gestão administrativa (verificação de documentação, similaridades etc.) por artigo na língua inglesa, portuguesa e espanhola da submissão ao aceite.
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11) Gestão e edição de vídeos; Gestão de Comunicação; e Divulgação Científica por artigo.
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12) Processos de indexação das publicações; e Processos de novas indexações em Bases/Diretórios/Bibliotecas/Manutenção.
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13) Serviços de diagramação, design, artes visuais e layout – OJS/Template/Redes Sociais etc.
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14) Suporte aos autores e editores, inclui comunicação via e-mail e WhatsApp (Não inclui correções ou erratas após publicação).
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15) Tratamento e gerenciamento dos metadados (português, espanhol e inglês) por artigo e dados de cada autor
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