Métodos de ensino e avaliação na preceptoria de residências em saúde
Estudo transversal
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v20i00.19113Mots-clés :
Preceptoria, Internato e residência, Residência não médica não odontológica, Residência multiprofissionalRésumé
Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino e avaliação utilizados por preceptores de residências em saúde, além dos fatores associados, antes de um Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional, por meio de um estudo transversal. No início da oferta do curso, entre agosto e setembro de 2022, 1112 preceptores de todas as regiões do país e de diferentes níveis de atenção à saúde responderam a um questionário on-line. Os métodos de ensino e avaliação mais utilizados foram, respectivamente, a discussão de caso (92,09%) e a observação direta (78,69%). Preceptores que recebem bolsa complementar utilizam mais frequentemente a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL) e a sala de aula invertida, além da avaliação em ambientes da prática clínica e a avaliação 360°. Métodos de avaliação envolvendo simulação e o mini-exercício clínico avaliativo (Mini-CEX) são utilizados por menos de 10% dos preceptores. Apenas 53,15% dos preceptores oferecem feedback das avaliações formais. A variedade e a frequência de uso das metodologias, bem como a oferta de feedback, devem ser consideradas no planejamento de novas formações em preceptoria.
Téléchargements
Références
ARNEMANN, C. T. et al. Preceptor’s best practices in a multiprofessional residency: interface with interprofessionality. Interface (Botucatu), v. 22, Supl. 2, p. 1635-46, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/Db4nq7VD8KbHxRQmzqT5Cbp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 oct. 2023.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso; 2018. 238 p.
BARREIROS, B.C. et al. Estratégias Didáticas Ativas de Ensino-Aprendizagem para Preceptores de Medicina de Família e Comunidade no EURACT. Revista brasileira de educação médica, [S. l.], v. 44, n. 3, p. e102, 2020. DOI: 10.1590/1981-5271v44.3-20190328.
BASTOS, C. A. H. et al. Aplicação do Método de Avaliação 360º em Residentes Médicos de Ginecologia e Obstetrícia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l.], n. 34, p. e1423, 2019. DOI: 10.25248/reas.e1423.2019
BOLLELA, V. R.; MACHADO, J. L. M. Internato baseado em competências: Bridging the gaps. Belo Horizonte: Medivance, 2010.
BORGES, M. C. et al. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais de saúde. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 324-31, 2014. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331.
BOTTI, S.H.O.; REGO, S.T.A. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis, v. 21, n. 1, p. 65 – 85, 2011. DOI: 10.1590/S0103-73312011000100005.
BRASIL. Portaria Interministerial n° 16, de 22 de dezembro de 2014. Altera a Portaria Interministerial no 1.077/MEC/MS, de 12 de novembro de 2009, a Portaria Interministerial no 1.320/MEC/MS, de 11 de novembro de 2010 e revoga a Portaria Interministerial no 1.224/MEC/MS, de 3 de outubro de 2012, para atualizar o processo de designação dos membros da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e para incluir áreas profissionais para a realização de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 21, 23 Dez. 2014a. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=21&data=23/12/2014. Acesso em: 11 out. 2023.
BRASIL. Resolução n° 03, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 117, p. 8, 22 jun. 2014b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 jul. 2023.
BRASIL. Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. 1. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://registra-rh.saude.gov.br/images/arquivos/Cartilha_PNFRS.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.
CARVALHO FILHO, A. M. et al. Formação na Residência Médica: visão dos preceptores. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 46, n. 2, p. e052, 2022. DOI: 10.1590/1981-5271v46.1-20210237.
CHIANCA-NEVES, M. G. B.; LAUER-LEITE, I. D.; PRIANTE, P. T. As concepções de preceptores do SUS sobre metodologias ativas na formação do profissional da saúde. Educação em Revista, [S. l.], v. 36, p. e207303, 2020. DOI: 10.1590/0102-4698207303.
CHOWDHURY, R.R.; CONSULTANT, G. Learning to give feedback in medical education. The Obstetrician & Gynaecologist, [S. l.], n. 6, p. 243-247, 2004.
FEUERWERKER, L.C.M. As identidades do preceptor: assistência, ensino, orientação. In: BRANT, V. (org.). Formação Pedagógica de Preceptores do Ensino em Saúde. Juiz de Fora: UFJF, 2011. p. 29-36. Disponível em: https://www2.ufjf.br/editora/wp-content/uploads/sites/113/2018/02/formacao_pedagogica_de_preceptores_do_ensino_em_saude.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
LEITÃO, L. M. B. P. et al. Metodologias ativas de ensino em saúde e ambientes reais de prática: uma revisão. Revista Medicina (São Paulo), v. 100, n. 4, p 358-65, 2021. DOI: 10.11606/issn.1679-9836.v100i4p358-365.
LIMA, P. H. F. Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28945. Acesso em: 15 nov. 2023.
NORCINI, J. J. et al. The mini-CEX: A method for assessing clinical skills. Annals of Internal Medicine, [S. l.], v. 138, n. 6, p. 476-81, 2003. DOI: 10.7326/0003-4819-138-6-200303180-00012.
RIBEIRO, K.R.B. et al. Ensino nas residências em saúde: conhecimento dos preceptores sob análise de Shulman. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 73, n. 4, p. e20180779, 2020. DOI: 10.1590/0034-7167-2018-0779.
RODGERS, K. G.; MANIFOLD, C. 360-degree feedback: possibilities for assessment of the ACGME core competencies for emergency medicine residents. Academic Emergency Medicine, [S. l.], v. 9, n. 11, p. 1300-4, 2002.
ROMÃO, G. S. et al. Avaliação de residentes em ambientes da prática clínica (work-based assessment – WBA). Femina, [S. l.], v. 48, n. 1, p 31-7, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/03/1052440/femina-2019-481-31-37.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.
SILVA, L.B. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista Katálysis, [S. l.], v. 21, n. 1, p 200-9, 2018. Disponível em: DOI: 10.1590/1982-02592018v21n1p200.
SOUSA, E.G. A residência médica no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 112-4, 1985. DOI: 10.1590/1981-5271v9.2-009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.