O comer, a comida e a cultura

Análise do processo de ensino sobre alimentação na graduação em nutrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.17655

Palavras-chave:

Alimentação, Cultura, Ensino superior, Nutrição

Resumo

O ensino dos aspectos humanísticos e sociais da Alimentação para a graduação em Nutrição tem se tornado um importante objeto de reflexão e debate. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino sobre Alimentação para estudantes de Nutrição de uma universidade estadual paulista, no âmbito da disciplina Alimentação e Cultura. A coleta dos dados foi realizada por meio de observação participante das aulas e de dois grupos focais realizados com 9 estudantes. A partir da análise dos dados, foram elencadas categorias semânticas sobre os temas tratados, como “Respeito e valorização das culturas e modos de fazer tradicionais”, “A opressão das culturas negra, indígena e menosprezo pelo local”, “Comida, memória, tradição e laços afetivos” e “O cuidado, a formação e atuação do nutricionista”. Concluiu-se que a disciplina foi capaz de humanizar o olhar das futuras profissionais de Nutrição, tornando-as mais sensíveis aos aspectos socioculturais e afetivos da Alimentação

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Biografia do Autor

Bianca Martins Fabbri, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Nutrição.

Julicristie Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública. Docente do Curso de Graduação em Nutrição, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (CNEM).

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Publicado

30/12/2023

Como Citar

FABBRI, B. M.; OLIVEIRA, J. M. de. O comer, a comida e a cultura: Análise do processo de ensino sobre alimentação na graduação em nutrição. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.17655. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17655. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde

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