A culinária e o cuidado

“A Festa de Babette” em processo pedagógico para estudantes de nutrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16189

Palavras-chave:

Alimentação, Cultura, Educação, Literatura, Cinema

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar um processo pedagógico, alicerçado em “A Festa de Babette”, para estudantes de Nutrição, da Universidade Estadual de Campinas. Primeiramente, analisou-se o conto “A Festa de Babette”, de Karen Blixen, e o filme homônimo, de Gabriel Axel, com base em conceitos e obras de referência. Posteriormente, foi elaborado, aplicado e analisado um processo pedagógico na disciplina Educação Alimentar e Nutricional. Na coleta de dados, foram realizados dois grupos focais com sete estudantes voluntárias e discutidos os principais temas identificados: o choque de cultura entre a alimentação francesa e as práticas restritivas religiosas, a dedicação de Babette ao jantar e a relevância da comensalidade. Em conclusão, a culinária e o cuidado, atrelados ao cozinhar e ao comer, fomentaram rotas para a compreensão de conceitos trabalhados na disciplina, a sensibilização sobre essas dimensões e as possibilidades de atuação profissional que considerem outros matizes da vida social.

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Biografia do Autor

Isabella Rodrigues Minguzzi, Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), Limeira – SP – Brasil

Graduada em Nutrição. Bolsista Pibic/CNPq.

Joverlany Pessoa de Albuquerque, Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), Limeira – SP – Brasil

Doutoranda em Alimentos e Nutrição.

Julicristie Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), Limeira – SP – Brasil

Docente do Curso de Graduação em Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo. Doutora em Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

MINGUZZI, I. R.; ALBUQUERQUE, J. P. de; OLIVEIRA, J. M. de. A culinária e o cuidado: “A Festa de Babette” em processo pedagógico para estudantes de nutrição. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16189. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16189. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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Artigos - Área da Educação

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