Da idade média a idade moderna: um panorama geral da história social e da educação da criança
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v6i0.9523Palavras-chave:
Educação, Educação da infância, Idade Média, Idade Moderna, História social da criança,Resumo
Este trabalho terá como tema a história social e a educação da criança nos períodos da Idade Média e da Idade Moderna. Em seus capítulos serão abordados os principais aspectos do desenvolvimento educacional nesses períodos, a vida escolar, o processo de nascimento dos colégios, o surgimento das classes escolares e sua composição, o avanço da disciplina nessas instituições, o papel da família na individualização infantil e a escola nos processos de formação e duração da infância. Tendo em vista a Modernidade como uma fase inconclusa de ruptura com os costumes e valores medievais, porém caracterizada também pela antinomia entre os novos ideais de liberdade e um governo dominador, o objetivo principal deste trabalho é apresentar as consequências dessas transformações sobre a educação, em particular na educação da infância. Para tanto, serão apontados os argumentos centrais de autores como Franco Cambi (1999), Jacques Gélis (1994) e Philippe Áries (2005), os quais se dedicaram ao estudo desses assuntos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.