Da idade média a idade moderna: um panorama geral da história social e da educação da criança

Autores

  • Beatriz de Moraes Salles Formigoni Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Graduação em Pedagogia. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v6i0.9523

Palavras-chave:

Educação, Educação da infância, Idade Média, Idade Moderna, História social da criança,

Resumo

Este trabalho terá como tema a história social e a educação da criança nos períodos da Idade Média e da Idade Moderna. Em seus capítulos serão abordados os principais aspectos do desenvolvimento educacional nesses períodos, a vida escolar, o processo de nascimento dos colégios, o surgimento das classes escolares e sua composição, o avanço da disciplina nessas instituições, o papel da família na individualização infantil e a escola nos processos de formação e duração da infância. Tendo em vista a Modernidade como uma fase inconclusa de ruptura com os costumes e valores medievais, porém caracterizada também pela antinomia entre os novos ideais de liberdade e um governo dominador, o objetivo principal deste trabalho é apresentar as consequências dessas transformações sobre a educação, em particular na educação da infância. Para tanto, serão apontados os argumentos centrais de autores como Franco Cambi (1999), Jacques Gélis (1994) e Philippe Áries (2005), os quais se dedicaram ao estudo desses assuntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/03/2017

Como Citar

FORMIGONI, B. de M. S. Da idade média a idade moderna: um panorama geral da história social e da educação da criança. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 6, 2017. DOI: 10.26673/tes.v6i0.9523. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9523. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)