A humanizacão da assistência de enfermagem na clínica pediátrica

Autores

  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira Mestre em Enfermagem. UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal – RN – Brasil.
  • Ana Paula Nunes de Lima Fernandes Discente de Enfermagem. UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal – RN – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9555

Palavras-chave:

Humanização da assistência hospitalar, Enfermagem, Criança,

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a humanização da assistência de enfermagem a criança hospitalizada. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, em Mossoró/RN. Os sujeitos foram profissionais de enfermagem, 3 de nível técnico e 2 de nível superior. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados a partir discurso do sujeito coletivo. A análise sobre o que os profissionais sabem sobre humanização, denota a necessidade de se pensar no modelo humanístico que precisa fazer parte da filosofia de enfermagem. Em relação ao conhecimento sobre a Política Nacional de Humanização, notamos que os profissionais tem pouco conhecimento sobre esta Política. A inserção da humanização na Clinica Pediátrica, é necessária para que haja uma melhoria da assistência por parte da equipe de enfermagem. No que se refere a educação profissional para a humanização, o hospital oferece poucos treinamentos. Lançamos como desafio desenvolver projetos de humanização do ambiente hospitalar, bem como promover a saúde emocional de crianças hospitalizadas, através da presença dos familiares, de atividades lúdicas, de um ambiente hospitalar agradável e do próprio cuidado humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

OLIVEIRA, K. K. D. de; FERNANDES, A. P. N. de L. A humanizacão da assistência de enfermagem na clínica pediátrica. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9555. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9555. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)