A terapia comunitária integrativa aplicada aos jovens: parceria entre o mismec-df e o programa jovem de expressão

Autores

  • Maria Henriqueta Camarotti Neurologista, psiquiatra, gestalterapeuta. Formadora da TCI no Brasil e em outros países. Presidente do Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal (MISMECDF). Consultora Técnica do Ministério das Relações Exteriores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília – DF – Brasil.
  • Perlucy Santos Fisioterapeuta. Especialização em Reeducação Postural Global. Pós- Graduação em Teoria Psicanalítica. Formadora da TCI. Diretora de cursos do Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal (MISMECDF). Consultora do Programa Jovem de Expressão. Brasília – DF – Brasil.
  • Regina Melo Socióloga. Terapeuta comunitária, gestora de projetos do Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal (MISMECDF). Brasília – DF – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9567

Palavras-chave:

Terapia comunitária integrativa, Jovem de expressão, Saúde comunitária do jovem,

Resumo

As autoras apresentam a sistematização da experiência da inclusão da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Programa Jovem de Expressão (JExp) fruto de convênio entre a Caixa Seguros, Grupo Cultural Azulim e o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal- MISMEC-DF. Nesse Programa foram realizadas rodas de TCI, denominadas “Fala Jovem”, além das atividades socioeducativas e atração cultural. Objetivos: 1 – refletir sobre a prática e os resultados alcançados, bem como inspirar outros projetos de intervenção em saúde comunitária com jovens; 2 – analisar os resultados das Rodas de TCI (Fala Jovem) e; 3 – compartilhar experiência com outros projetos que lidam com TCI aplicada aos jovens. Método: levantamento de dados dos relatórios mensais; apreciação da atuação dos terapeutas comunitários e da equipe envolvida; organização das informações das rodas de TCI e depoimentos dos participantes. Resultado: a TCI como instrumento de intervenção em projetos sociais com jovens, o impacto na melhoria das relações interpessoais, na mudança de atitude e comportamento no cotidiano desses jovens. Reflexão sobre a participação da TCI enquanto princípios e práticas no planejamento, execução e resultados do Programa Jovem de Expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

CAMAROTTI, M. H.; SANTOS, P.; MELO, R. A terapia comunitária integrativa aplicada aos jovens: parceria entre o mismec-df e o programa jovem de expressão. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9567. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9567. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)