Levantamento das informações advindas da formação da terapia comunitária integrativa realizadas pelo MISMECDF no período 2001 a 2010

Maria Henriqueta Camarotti, Dulcicleide Araújo Melo, Sarah Maria Coelho de Souza, Regina Melo, Helenice Bastos

Resumo


Este artigo apresenta os resultados quantitativos e qualitativos da análise das informações geradas a partir das fichas preenchidas pelos alunos da formação em Terapia Comunitária Integrativa-TCI realizada pelo MISMECDF, no período entre 2001 e 2010. Trata-se de um estudo exploratório e tem como proposta compreender a ação do MISMECDF e sua relação com a comunidade, fazendo uma imersão nas populações atendidas pelas rodas de TCI no DF. Os referenciais teóricos deste estudo seguem os pilares referências da TCI: Pensamento Sistêmico, Teoria da Comunicação, Pedagogia de Paulo Freire, Resiliência e Antropologia Cultural. Para este estudo, foram considerados os dados quantitativos referentes à amostra de 10% das fichas “Organização das Informações das Rodas de Terapia Comunitária- (OIRTC)”, que permitiu identificar: o perfil dos participantes; as estratégias de enfrentamento, os principais temas; a abrangência da TCI por Área Administrativa do DF e os registros de conotações positivas. Para a análise qualitativa, com coleta de dados a partir de revisão bibliográfica, da análise documental e dos elementos discursivos retirados dos registros das rodas, os dados foram tratados mediante a Análise dos Núcleos de Sentidos (ANS), baseada na análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). O estudo da amostra aponta que nas rodas existe uma predominância de participação do sexo feminino e de adultos. Este trabalho tem como objetivo ainda mapear os principais problemas enfrentados pelas comunidades do Distrito Federal e disponibilizar um banco de dados para os projetos de intervenção social e políticas públicas.

Palavras-chave


MISMECDF; Problemas comunitários; Intervenção social;

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DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9568



Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN 2526-3471

Prefixo DOI: 10.26673/rtes

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