Saberes e profissionalização docente: um estudo a partir do olhar de alunos concluintes do curso de pedagogia

Autores

  • Adriana Patricio Delgado PUC - Universidade Pontifícia Católica. Programa em Educação: História, Política, Sociedade. São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9611

Palavras-chave:

Profissão Docente, Saberes Profissionais, Formação Inicial, Políticas Públicas,

Resumo

O presente trabalho se organiza em três momentos. Primeiramente retoma, de modo breve, o percurso histórico do curso de Pedagogia, das Escolas Normais à Resolução n. 01/2006. No segundo momento, discute os temas saberes e profissionalização docente tendo como referencial teórico Tardif, Shulman, Zeichner, além dos estudos de Marin e Shiroma. Por fim, apresenta os dados coletados e analisados no cotejo com o referencial teórico e as políticas públicas sobre formação de professores, elementos fundantes para a construção desse texto. Teve como objetivo verificar em que medida os alunos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade privada do município de São Paulo se sentem preparados para o exercício da profissão, tendo como parâmetros as atribuições indicadas na Resolução n. 01/2006 do CNE. Por meio dessa análise, identificouse que os alunos analisados não sentem plenamente preparados para o exercício de funções basilares da profissão docente e que tal fato pode ser compreendido pela amplitude das atribuições indicadas na Resolução referentes ao egresso do curso de Pedagogia e também por uma formação inicial cada vez mais aligeirada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/03/2017

Como Citar

DELGADO, A. P. Saberes e profissionalização docente: um estudo a partir do olhar de alunos concluintes do curso de pedagogia. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 10, 2017. DOI: 10.26673/tes.v10i0.9611. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9611. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)