Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco

Autores

  • Adriana Patrício Delgado Universidade Nove de Julho
  • Carmem Silva Sartori
  • Priscila Peres Capel
  • Regina Carminato Nascimento
  • Verônica Santos Salles Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619

Palavras-chave:

Formação inicial. Cultura escolar. Saberes docentes.

Resumo

Identificar as percepções e dificuldades encontradas no cotidiano da profissão docente constitui o objetivo central desta pesquisa, que tem como tema a formação docente. Para tal, seguiu-se o seguinte percurso metodológico: elaboração dos instrumentos de pesquisa, seleção do campo e dos sujeitos (nove professores iniciantes que atuam no Ensino Fundamental I em escolas tanto públicas quanto privadas). Com base nos resultados foi possível identificar que: os momentos coletivos de discussão e reflexão na escola são exíguos; parte dos professores não tem clareza acerca dos saberes da profissão; não há uma política de incentivo à formação continuada; além da maioria reconhecer que o tempo da formação inicial foi insuficiente. Autores como Nóvoa, Pérez Gómez, Tardif e Zeichner forneceram o aporte teórico deste trabalho.  

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Biografia do Autor

Adriana Patrício Delgado, Universidade Nove de Julho

Pedagogia/ Educação

Referências

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

DELGADO, A. P.; SARTORI, C. S.; CAPEL, P. P.; NASCIMENTO, R. C.; BARBOSA, V. S. S. Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 74–92, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9619. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação