Saúde e espiritualidade: a visão sistemica da família e o processo de ampliação da consciência

Autores

  • Viridiana de Fatima Robaina Pacheco Doutoranda em Terapia Sistêmica de Família e Terapeuta de Família e de Casal. CAIFCOM - Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade e Faculdade Evangélica do Meio Norte. Porto Alegre – RS – Brasil. 90550- 070. Assistente Social. FIERGS – Porto Alegre – RS – Brasil.
  • Marli Olina de Souza Doutoranda em Terapia Famíliar e Coordenadora Pedagógica do Programa de Pós- Graduação. CAIFCOM - Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade e Faculdade Evangélica do Meio Norte. Porto Alegre – RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v12i0.9817

Palavras-chave:

Espiritualidade, Transcendência, Consciência, Saúde, Família,

Resumo

Este artigo é resultado de uma análise reflexiva e resultou da necessidade de se construir um pensamento complexo a respeito da família e de se buscar o sentido do conceito de saúde transcendendo a abordagem sistêmica da vida em família, a partir da busca da espiritualidade e do processo de ampliação da consciência (PARODE, 2004) A “Ecologia Profunda” que se remete Fritjof Capra (1998) e a Estética Biocósmica (PARODE, 2004) serão os aportes teóricos para fundamentação desta tese. A ideia a partir de Capra (1998) e com o Enfoque da Ecologia Profunda, poder assumir o Princípio Biocósmico (PARODE, 2004) para o Processo de Ampliação da Consciência, quanto à questão da família e da saúde, ressaltando a importância da espiritualidade como fonte geradora de saúde, a partir da transcendência e naquilo que pode se constituir na imanência do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/06/2016

Como Citar

PACHECO, V. de F. R.; SOUZA, M. O. de. Saúde e espiritualidade: a visão sistemica da família e o processo de ampliação da consciência. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 12, 2016. DOI: 10.26673/tes.v12i0.9817. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9817. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação