Capacidade da memória de trabalho, proficiência leitora, e processamento de informações verbais e pictoriais na leitura em inglês como língua estrangeira

Autores

  • Sidnei Werner Woelfer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis - SC - Brasil. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira. https://orcid.org/0000-0003-4707-5037
  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis - SC - Brasil. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira. https://orcid.org/0000-0003-4183-8072

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-7

Palavras-chave:

Capacidade da memória de trabalho, Leitura em Inglês como língua estrangeira, Compreensão literal, Compreensão inferencial,

Resumo

Este estudo investiga relações entre capacidade da memória de trabalho (CMT), proficiência leitora e processamento de informações verbais e pictoriais na leitura em inglês como língua estrangeira (ILE). A amostra investigada foi composta por sessenta estudantes brasileiros de ensino médio entre 15-17 anos (M =16.3, SD. = 64). Os instrumentos de coleta de dados incluíram: um questionário de experiências prévias, um teste de proficiência leitora em ILE, um teste de CMT, um teste de compreensão leitora, e um questionário retrospectivo. As análises indicaram uma correlação positiva entre as variáveis independentes (i.e., proficiência leitora em ILE e CMT), e associações significativas entre cada uma dessas variáveis com a variável dependente (i.e., compreensão leitora). Os resultados indicaram que: (1) limitações da CMT podem restringir o processamento de textos expositivos não ilustrados; (2) limitações em proficiência em ILE tendem a comprometer a eficiência do processamento de informações pictoriais; (3) limitações da CMT no processamento de informações pictoriais parecem ser compensadas pela ativação de informações do conhecimento prévio.

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Biografia do Autor

Sidnei Werner Woelfer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis - SC - Brasil. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira.

Doutorando em Inglês (2016 -2020) -  (Área de Concentração: Estudos Linguísticos - Linha de Pesquisa:Linguagem e Cognição) na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.  Mestre em Inglês (2016) - (Área de Concentração: Estudos Linguísticos e Literários - Linha de Pesquisa:Linguagem e Cognição) na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.  Graduado em Letras (2003) - ( Língua Portuguesa/Língua Inglesa e respectivas Literaturas), com Especialização em Língua Inglesa (2007) - Modalidade Mercado de Trabalho na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI. Graduado em Língua e Literatura Espanhola (2008) na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.  Professor dos Cursos Extracurriculares de Idiomas da UFSC (Inglês).

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis - SC - Brasil. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira.

Atualmente encontra-se em pós-doutoramento na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, no Centre for Brain Research. É professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários desde 1996. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela UFSC. Realizou pós-doutoramento na área de processamento da linguagem, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

Publicado

19/11/2019

Como Citar

WOELFER, S. W.; TOMITCH, L. M. B. Capacidade da memória de trabalho, proficiência leitora, e processamento de informações verbais e pictoriais na leitura em inglês como língua estrangeira. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 63, n. 3, 2019. DOI: 10.1590/1981-5794-1911-7. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11422. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais