Período crítico e aquisição fonológica do inglês por falantes brasileiros

Autores

  • Raquel Santana Santos Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP - Brazil. https://orcid.org/0000-0002-0277-7994
  • Carina Fragozo Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP - Brazil. https://orcid.org/0000-0002-8582-8469

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12136

Palavras-chave:

Aquisição fonológica, Inglês, Português brasileiro, Segunda língua, Período crítico,

Resumo

Este artigo trata da discussão a respeito da influência da idade de início de aquisição no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para isso, foram analisados três processos fonológicos do inglês a serem adquiridos por falantes de português brasileiro. Foram aplicados experimentos relativos ao vozeamento de fricativa em coda, retração de acento e acentuação, para informantes de três níveis de proficiência: básico, intermediário e avançado. Os resultados apontaram que, para dois dos processos (retração de acento e acentuação), o fator idade foi relevante – ao menos em determinados níveis de proficiência. Por outro lado, o vozeamento não foi adquirido por nenhum nível de proficiência, independentemente idade de início do processo de aquisição.

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Biografia do Autor

Raquel Santana Santos, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP - Brazil.

área aquisição da linguagem, fonologia

Departamento de Linguística

Carina Fragozo, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP - Brazil.

Aquisição da Linguagem

Publicado

29/10/2020

Como Citar

SANTOS, R. S.; FRAGOZO, C. Período crítico e aquisição fonológica do inglês por falantes brasileiros. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 64, 2020. DOI: 10.1590/1981-5794-e12136. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12136. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais