Organização sociorretórica bidimensional do gênero digital homepage em disciplinas de curso online
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12306Palavras-chave:
Organização sociorretórica, Gênero textual digital, HomepageResumo
Neste trabalho, analisamos como se constitui a organização sociorretórica das homepages de disciplinas online na perspectiva da análise bidimensional de gêneros (ASKEHAVE; NIELSEN, 2004). Em Crescitelli e Campos (2015), analisamos homepages de disciplinas de curso de graduação a distância com base em Swales (1990), examinando sua organização sociorretórica e levantando passos e movimentos retóricos que as constituíam. Aqui, examinamos as mesmas homepages na perspectiva bidimensional, verificando, nos modos de leitura e navegação, propósitos comunicativos, unidades funcionais (movimentos retóricos e links) e estratégias retóricas empregadas para o alcance deles. No caso dos links, fundamentamo-nos na teoria de sequências textuais de Adam (1992) e examinamos as sequências predominantes na articulação das lexias hipertextuais. Pautamo-nos em estudos de gênero como ação social (MILLER, 2009a, 2009b, 2009c; BAZERMAN, 2006, 2009a, 2009b; SWALES, 1990; BHATIA, 1993); gênero textual digital (MARCUSCHI, 2010; ASKEHAVE; NIELSEN, 2004) e hipertexto (LEMKE, 2002; FINNEMANN, 1999). Trata-se de estudo de caso, com observação e descrição de um fenômeno em contexto específico (MARTINS, 2008; YIN, 2005, 1984; TRIVIÑOS, 1987). Os resultados obtidos demonstram que conhecer a organização sociorretórica do gênero homepage propicia a organização de conteúdo pedagógico mais voltada aos interesses e às necessidades dos usuários, contribuindo para o envolvimento do aluno com o processo educacional.
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