Two-dimensional sociorhetorical organization of digital genre homepage in online course disciplines

Authors

  • Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Campus Perdizes, São Paulo – SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5276-8773
  • Karlene do Socorro da Rocha Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Campus Perdizes, São Paulo – SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8560-4908

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12306

Keywords:

Sociorhetorical organization, Digital textual genre, Homepage

Abstract

In this work, we analyze the sociorhetorical organization of homepages in online disciplines within a two-dimensional perspective on genre analysis (ASKEHAVE; NIELSEN, 2004). In Crescitelli and Campos (2015), we analyzed homepages of a distance undergraduate course based on Swales (1990), examining their sociorhetorical organization and the steps and rhetorical moves that constituted them. Now, we examine the same homepages in a twodimensional perspective, in order to investigate, in the reading and navigating modes, the communicative purposes and the functional units (rhetorical moves and links) and the rhetorical strategies employed to fulfil them. As for the links, we draw on Adam’s (1992) textual sequence theory and examine the predominant sequences in the articulation of hypertextual lexies. We focus on studies of genre as social action (MILLER, 2009a, 2009b, 2009c; BAZERMAN, 2006, 2009a, 2009b; SWALES, 1990; BHATIA, 1993), digital textual genre (MARCUSCHI, 2010; ASKEHAVE, NIELSEN, 2004), and hypertext (LEMKE, 2002; FINNEMANN, 1999). It is a case study based on the observation and description of a phenomenon in a specific context (MARTINS, 2008; YIN, 2005, 1984; TRIVIÑOS, 1987). The results show that knowing the sociorhetorical organization in the homepage genre enables the organization of the pedagogical content targeted at the interests and needs of users, contributing to students’ involvement with the educational process.

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Author Biographies

Mercedes Fátima de Canha Crescitelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Campus Perdizes, São Paulo – SP - Brasil.

Graduada e Licenciada em Letras, Especialista no Ensino de Língua Portuguesa no 1o. e 2o. graus e Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP, Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, com Pós-Doutorado em Lingüística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (com Kazue Saito Monteiro de Barros e Luiz Antonio Marcuschi) sobre gêneros textuais digitais na interação em EAD. É professora na Categoria Associado da PUC-SP; orientadora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa; coordenadora de cursos de extensão a distância e Assistente Especializada em Assuntos de Pesquisa da Reitoria. Foi por 4 anos Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP; Coordenadora do Curso de Letras por 6 anos e Diretora Adjunta da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes por 4 anos. Avaliadora de cursos de graduação presenciais e a distância do INEP/SINAES/MEC, possui experiência em pesquisa em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com temas como interação, ensino de língua portuguesa, discurso/texto eletrônico, educação a distância, língua falada e gêneros digitais. Orienta pesquisas de IC, lato sensu, mestrado e doutorado sobre eles. Possui artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior e participou de variados encontros científicos internacionais, com apresentação de trabalhos sobre os temas citados. Integra o Grupo de Trabalho de Lingüística Textual e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras/Linguística (ANPOLL).

Karlene do Socorro da Rocha Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Campus Perdizes, São Paulo – SP - Brasil.

Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, com pesquisa voltada para o estudo do gênero homepage em contexto educacional. É professora do Departamento de Português da PUC-SP, onde ministra disciplinas presenciais, semipresenciais e a distância em cursos de graduação, extensão e especialização É também professora na Escola Superior de Engenharia e Gestão - ESEG, onde ministra disciplina presencial em cursos de graduação, que visa ao aprimoramento da comunicação empresarial. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa para fins específicos, interação, discurso eletrônico, educação a distância via Internet, gêneros textuais digitais.

Published

29/10/2020

How to Cite

CRESCITELLI, M. F. de C.; CAMPOS, K. do S. da R. Two-dimensional sociorhetorical organization of digital genre homepage in online course disciplines. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 64, 2020. DOI: 10.1590/1981-5794-e12306. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12306. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Papers