Análise quantitativa de substantivos, verbos e adjetivos do discurso político da nova direita brasileira a partir de textos coletados no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12593Palavras-chave:
análise quantitativa, nova direita brasileira, textos, TwitterResumo
No presente trabalho, temos por intuito realizar uma análise quantitativa dos substantivos, verbos e adjetivos mais utilizados em 4 mil 523 tweets postados pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil na rede social Twitter entre 31 de março de 2010, momento em que inicia o seu perfil, e 07 de março de 2019. Como foco, avaliamos a frequência de uso desses itens lexicais e fizemos uma análise linguístico-discursiva da cadeia lexical dessa formação discursiva, nos termos de Pêcheux (2009). Para tanto, organizamos o texto do seguinte modo: na primeira seção, definimos o conceito de nova direita ou extrema-direita brasileira na atualidade; na segunda, através de pesquisas estatísticas, expusemos as principais características da sociedade brasileira que podem estar associadas a esse campo político; e, por fim, na terceira, apresentamos os nossos pressupostos teórico-metodológicos de coleta de dados e realizamos as análises.
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