A alternância de verbos com argumento motivador no PB

um tipo de fatoração de argumento

Autores

  • Leticia Lucinda Meirelles Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Letras. Belo Horizonte – MG – Brasil https://orcid.org/0000-0001-9913-1251

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13777

Palavras-chave:

alternância verbal, fatoração de argumento, propriedades semânticas, posições sintáticas, estrutura Informacional

Resumo

Neste artigo, analisamos um tipo de alternância que nos permite expressar um constituinte complexo, que originalmente ocupa a posição de objeto, em duas posições sintáticas distintas, como ocorre no par de sentenças: os alunos admiram o brilhantismo do professor/os alunos admiram o professor pelo (seu) brilhantismo. Para a análise desse fenômeno, utilizamos a proposta de papéis temáticos enquanto propriedades semânticas discretas de Cançado (2005) e Cançado e Amaral (2016). Propomos que a alternância analisada decorre da fatoração do argumento verbal complexo, sendo determinada por restrições semânticas de nível nominal e verbal. No primeiro nível, os argumentos complexos passíveis de serem fatorados devem denotar uma relação de posse, como no sintagma o brilhantismo do professor, ou uma relação entre um nome eventivo e seu agente, como no sintagma nominal a excelente atuação do artista em o público aplaudiu a excelente atuação do artista/o público aplaudiu o artista pela (sua) excelente atuação. No nível verbal, os verbos que realizam essa alternância podem ser agrupados em uma classe coarse-grained (LEVIN, 2010), pois todos atribuem as propriedades semânticas estativo, objeto de referência e objeto motivador para o seu argumento complexo passível de ser fatorado. Por fim, propomos que a alternância em questão é motivada por fatores pragmáticos relacionados à estrutura informacional dos enunciados analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

24/05/2023

Como Citar

MEIRELLES, L. L. A alternância de verbos com argumento motivador no PB: um tipo de fatoração de argumento. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 67, 2023. DOI: 10.1590/1981-5794-e13777. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/13777. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais