A tessitura plurivocal do trabalho: efeitos monológicos e dialógicos em tensão
Palavras-chave:
Atividade de linguagem, Atividade de trabalho, Dialogismo, Monologismo, Gêneros do discurso/da atividade, Estilo, Plurivocidade,Resumo
Temos o objetivo, neste artigo, de observar como a tensão entre efeitos monológicos e dialógicos se relaciona com gêneros do discurso/gêneros da atividade e revela singularidades de processos de produção de sentido no desenvolvimento do trabalho. Para tanto, partindo do dialogismo como princípio epistemológico de base, refletimos sobre a interdependência entre atividade de linguagem e de trabalho, buscando situar a posição assumida frente à análise do trabalho. A seguir, desenvolvemos notações sobre movimentos alteritários interdependentes efeitos monológicos e dialógicos – como constitutivos da produção discursiva e do desenvolvimento do trabalho. Na seqüência, trazemos para debate a questão dos gêneros do discurso/da atividade como meios híbridos de desenvolver o trabalho, que são estilizados em cada enunciação. No desenrolar da reflexão, analisamos um fragmento de uma situação laboral da esfera jurídico-trabalhista, procurando problematizar caminhos alteritários –relação com o outro – percorridos para que o trabalho se desenvolva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.