A tessitura plurivocal do trabalho: efeitos monológicos e dialógicos em tensão
Keywords:
Atividade de linguagem, Atividade de trabalho, Dialogismo, Monologismo, Gêneros do discurso/da atividade, Estilo, Plurivocidade,Abstract
Temos o objetivo, neste artigo, de observar como a tensão entre efeitos monológicos e dialógicos se relaciona com gêneros do discurso/gêneros da atividade e revela singularidades de processos de produção de sentido no desenvolvimento do trabalho. Para tanto, partindo do dialogismo como princípio epistemológico de base, refletimos sobre a interdependência entre atividade de linguagem e de trabalho, buscando situar a posição assumida frente à análise do trabalho. A seguir, desenvolvemos notações sobre movimentos alteritários interdependentes efeitos monológicos e dialógicos – como constitutivos da produção discursiva e do desenvolvimento do trabalho. Na seqüência, trazemos para debate a questão dos gêneros do discurso/da atividade como meios híbridos de desenvolver o trabalho, que são estilizados em cada enunciação. No desenrolar da reflexão, analisamos um fragmento de uma situação laboral da esfera jurídico-trabalhista, procurando problematizar caminhos alteritários –relação com o outro – percorridos para que o trabalho se desenvolva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.