O sagrado como conceito sociolinguístico

apontamentos entre Durkheim e Saussure

Autores

  • James Washington Alves dos Santos Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Palmeira dos Índios — AL — Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5491-3716

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e16836

Palavras-chave:

Sociedade, Fatos sociais, Fatos Linguísticos, Sagrado

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a contribuição de Émile Durkheim, pela Sociologia e Ferdinand de Saussure, pela Linguística e a Etnologia, na definição dos objetos de estudo conhecidos como fatos sociais e fatos linguísticos (respectivamente). Mais que o lançamento de objetos de estudos, alicerçados na promoção de recortes epistemológicos e científicos, Durkheim e Saussure fundamentam suas teorias também em bases cronológicas e espaciais, preferindo a sincronia à diacronia e o retorno a uma zona espacial/temporal mais condizente com o movimento conjuntural. Além disso, através da exposição teórica buscamos mostrar o fato de que sem a definição dos fatos sociais, não teríamos a base para o estudo dos fatos linguísticos. Isto não apenas aproxima os fatos sociais dos fatos linguísticos, como também possibilita pensarmos o campo científico como um campo teoricamente relacional e passível de entendimento via uma situação empírica, através do conceito de sagrado e sua análise em consonância com a realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Washington Alves dos Santos, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Palmeira dos Índios — AL — Brasil.

O autor tem doutorado em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr, com estágio no Centro de Estudos Sociais - CES, em Portugal. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedades, Poder, Organizações e Mercados (NESPOM) - UNESP/FCLAr e do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NEOGETQ) - IF-AL. Trabalha com estudos relacionados ao Mercado de Bens de Consumo e Simbólicos e Sociologia da Religião.

Publicado

11/12/2023

Como Citar

SANTOS, J. W. A. dos. O sagrado como conceito sociolinguístico: apontamentos entre Durkheim e Saussure. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 67, 2023. DOI: 10.1590/1981-5794-e16836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/16836. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais