Variação e mudança na história das vogais médias tônicas da língua portuguesa

uma interpretação das rimas da poesia do passado

Autores

  • Juliana Simões Fonte Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP). São Paulo – SP – Brasil.
  • Gladis Massini-Cagliari Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e17095

Palavras-chave:

Vogais médias tônicas, rimas, história do português, variação, mudança

Resumo

O objetivo deste artigo é obter pistas sobre a pronúncia das vogais médias tônicas no português dos séculos XIII, XV, XVI e XVII, a partir da observação das rimas da poesia de então. Serviram de corpora para esta pesquisa as Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, Os Lusíadas de Camões e os sonetos do poeta luso-brasileiro Gregório de Matos. A metodologia adotada neste estudo consiste, essencialmente, no mapeamento e análise de todas as rimas, nos corpora referidos, envolvendo vogais médias, na sílaba acentuada. Levando-se em consideração o fato de que a escrita antiga, como a atual, dispunha de apenas dois grafemas para representar os quatro fonemas referentes às vogais médias tônicas da língua portuguesa, foram avaliadas e comparadas, neste trabalho, as possibilidades e impossibilidades de rima entre vogais médias representadas por grafemas idênticos. Os resultados da pesquisa sugerem que havia intensa variação fonética na pronúncia das vogais médias tônicas da língua portuguesa, entre os séculos XV e XVII (pelo menos), e que, em alguns casos, essa variação resultou em mudança, no decorrer da história da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Simões Fonte, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP). São Paulo – SP – Brasil.

Graduada em Letras pela FCL/UNESP, câmpus de Araraquara, onde também obteve o título de Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente, é Pós-Doutoranda e professora colaboradora no departamento de Linguística dessa mesma instituição. Ao longo de sua carreira acadêmica, tem desenvolvido pesquisas na área de Fonologia e Linguística Histórica.

Publicado

05/10/2023

Como Citar

FONTE, J. S.; MASSINI-CAGLIARI, G. Variação e mudança na história das vogais médias tônicas da língua portuguesa: uma interpretação das rimas da poesia do passado. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 67, 2023. DOI: 10.1590/1981-5794-e17095. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/17095. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais