"Is there a text in this class?"

Autores

  • Stanley Fish
  • Rafael Eugenio Hoyos-Andrade

Palavras-chave:

Texto, significado, contexto, comunicação, interpretação, pressuposição, comunidade interpretativa,

Resumo

Neste capítulo 13, que tem o mesmo nome da obra a que pertence, "Is there a text in this class?", Stanley Fish tenta demonstrar, a partir de um diálogo real mantido entre um colega de faculdade e urna aluna, que a apreensão dos significados de um texto qualquer depende não da pré-existência de significados determinados ligados ao texto, mas da inserção dos interlocutores dentro de um mesmo sistema interpretativo e de uma mesma comunidade interpretativa. Isso inclui as circunstancias, crenças e suposições que cercam a produção do texto. Noutros termos, a comunicação se dá dentro de situações que supõem uma estrutura de pressuposições e práticas relevantes com relação a objetivos e propósitos pré-existentes. O Autor tenta igualmente demonstrar como essa maneira de conceber a inteligibilidade dos textos não conduz, como temem os seus adversarios, nem ao solipsismo nem ao relativismo.

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Como Citar

FISH, S.; HOYOS-ANDRADE, R. E. "Is there a text in this class?". ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 36, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3919. Acesso em: 13 nov. 2024.